30/06/2012

Feijão

Este ano semeei o feijão só em Maio quando parou a chuva. Mesmo assim, nasceram ao fim de uma semana e cresceram rapidamente. Esta variedade (feijão rabão) é rasteira e dá vagens redondas sem fio, muito saborosas. Curiosamente o grão seco é de côr amarelo torrado!
O feijão só nasce quando a temperatura da terra aquece ou seja, quando param as geadas e o frio do Inverno. No entanto, houver muita chuva apodrece e não nasce. Por isso, prefiro esperar mais algum tempo  (final de Abril, Maio), para não ter que o ressemear.

Feijão rabão (rasteiro)

As courgettes estão no seu melhor!

Nesta altura do ano as courgettes produzem imenso.
Há que ter cuidado para não molhar as folhas com a rega para não ficarem com doença. Manter os canteiros sem ervas também é importante para o combate às doenças.

As verdes escuras já são conhecidas. Se não as apanharmos logo podem crescer mais de dois palmos! Este ano é a primeira vez que cultivo courgettes variedade precoce da Argélia . Têm uma coloração mais clara da casca e não crescem tanto como as escuras.

Courgettes
Courgettes variedade precoce da Argélia

Abobrinhas Patty Pan ou Patisson

As abobrinhas Patty Pan ou Pattison já cresceram! Tem um aspecto muito curioso e enfeitam qualquer horta!
Consomem-se verdes como as courgettes. Podem-se comer recheadas mas têm que se apanhar com um máximo de 10cm de diâmetro para terem melhor sabor e terem tamanho adequado para o efeito.
Podem também usar-se na sopa, em estufados, em saladas, etc.
São muito boas!

Abobrinhas Patty Pan
Abobrinhas Patty Pan ou Patisson

Que lindas as abóboras!

As abóboras já estão a desenvolver-se! Este ano semeei muitas variedades e parece que se estão a dar bem!
Agora mais do que nunca, não se devem regar por cima, apenas no pé, para não apanharem doença.

Abóbora em formação
Abóbora em formação
Abóbora em formação
Abóbora porqueira em formação

Abóboras Butternut em formação

Tratar dos tomateiros

Este fim-de-semana estive a tratar dos tomateiros.
Tirei as ervas que começavam a despontar para não transmitirem doenças aos tomateiros e pus paus para os segurar pois se ficarem por terra mais facilmente adoecem. Tirei as folhas inferiores para não estarem em contacto com a terra e assim prevenir de algum modo a infecção.
Já começam a ter flôr.
Como algumas folhas da base estavam com as pontas amarelas, resolvi dar o primeiro tratamento com fungicida (Milraz).

Tratar dos tomateiros

Já temos nabiças!

As nabiças já cresceram o suficiente para apanhar! Até já fiz um arroz de nabiças que ficou óptimo! Assim que tenha mais tempo, vou fazer um esparregado! Humm...
Nesta altura do ano, como está mais calor, não se devem regar por cima e sim no pé, para não apanharem doença!

Nabiças

Finalmente temos alhos franceses!

Os alhos franceses, plantados em Abril, já estão crescidos o suficiente para apanhar. Habitualmente podem-se deixar na terra e ir consumindo à medida das necessidades. Infelizmente, desde há dois anos, os ratos têm atacado e comem a parte subterrânea. Demorei algum tempo a perceber isto. Pensava que estavam doentes, porque as folhas murchavam! Até que um dia vi um que tinha sido recentemente roído e percebi tudo!
Desde essa altura, vigio os alhos e quando o primeiro cai por terra, significa que tenho que apanhar os outros todos e metê-los na arca, senão vai-se um por noite!

Estes estão mesmo no ponto para começarem a ser atacados!
Alguém sabe como evitar isto?

Alhos franceses

Ervas aromáticas em flôr

As aromáticas estão em flôr.
É altura de cortar hastes de orégãos e pôr a secar, para guardar posteriormente em frascos. Devem ser apanhados pela manhã para conterem o máximo de substâncias aromáticas. Coloco depois dentro de casa, pendurados num fio para secar. Ao fim de alguns dias, tiro as folhas e guardo num frasco de vidro.

Orégãos em flor

A segurelha pode ser usada para aromatizar o feijão verde cozido ou na sopa de feijão verde.

Segurelha em flor

Quanto aos coentros, é esperar para darem semente. Pode-se colher e servir moída para aromatizar alguns pratos ou para voltar a semear. Costumo guardar em frascos de vidro.
Coentros em flor


29/06/2012

As couves tronchudas espigaram!

Alguém tem explicação para isto? nunca vi uma coisa assim! Em pleno Junho, as couves espigarem! Nem esteve frio, que é normalmente o que estimula as couves a grelarem...Está tudo mudado!
Bem, o que de melhor se tira daqui é que se comem uns grelos fora de época!

Couve tronchuda espigada

Já há repolhos!

Já há repolhos bons para apanhar. As couves lombarda, penca e coração de boi já cresceram o suficiente para colher. Que fartura! Se vier muito calor vou ter que congelar alguns. Já experimentei, arranjando como se fosse para consumir na hora e guardando num saco próprio de congelação na arca frigorífica. Não se alteraram.
Couve lombarda - repolho



Couve lombarda - repolho

Couve coração de boi - repolho
Couve penca - repolho

O funcho já está a crescer!

O funcho quando se desenvolve, fica com a base mais larga.  Essa parte é normalmente a mais usada na culinária. Estes já estão a ficar maiores e daqui a pouco tempo já estão bons para apanhar.

Funcho com "bolbo"

A rúcula já está boa para apanhar

É espantosa a rapidez com que cresce a rúcula cultivata. Em 4 semanas já está boa para apanhar. Ao longo do Verão, tem que se ir semeando em pequenos canteiros, para ter sempre boa para apanhar. Com o calor, rapidamente espiga e depois já fica mais picante.

Rúcula cultivata

Agrião de jardim Alénois

Este agrião cresceu num instante, Em 4 semanas ficou bom para apanhar. Já apanhei para fazer uma sopa com courgette e agrião. Fica muito bem!

Agrião de jardim Alénois

É altura de colher as favas para semente


É altura de apanhar as favas para secar e guardar para semente! Devem-se colocar à sombra, dentro da vagem para não ficarem queimadas. Finalmente, descasca-se a vagem e guarda-se para semear a partir de Novembro.

Favas para semente

Morangueiros Diamante

Que bom ter morangos na horta e poder comer sabendo que não têm pesticidas!
Esta qualidade é muito boa. Dá morangos mais tardiamente e grandes.

Morangueiros Diamant

07/06/2012

Morangueiros

Os morangueiros que pus este ano já começaram a dar morangos. Plantei-os num local onde apanham mais luz do que os outros que tenho debaixo de uma árvore. Estão mesmo elegantes.

Morangueiros

Funcho

O meu alfobre de funcho está mesmo desenvolvido. Em 3 semanas o que cresceu!
Decidi desta vez não mudar as plantas e deixá-las assim para ver o que dá. Tenciono ir colhendo as plantas à medida que se forem desenvolvendo e assim vai ficando mais espaço para as outras crescerem.

O funcho (Foeniculum vulgare Mill.) é óptimo para pratos de peixe e lulas. Tem um sabor e cheiro anizado, muito peculiar. É uma umbelífera (família Apiaceae) o que a torna parente da salsa, da cenoura e dos coentros entre outros.
A folhas são muito bonitas e de um verde rutilante. É uma planta que fica muito bem na horta. Mas impede o desenvolvimento de outras plantas que estejam próximas. Por isso há que pensar muito bem no local onde a pôr.

Alfobre de funcho

Funcho (Foeniculum vulgare)

Estragão

O estragão está a rebentar timidamente ao lado dos orégãos. É uma Asteracea (Artemisia dracunculus). É uma planta delicada usada na culinária francesa.
Este tem que crescer mais um bocadinho para usar um pouco numa omelete.

Estragão (Artemisia dracunculus)

Poejo

O poejo (Mentha pulegium) está a ficar mesmo bonito. Como é uma planta muito invasiva, deve-se pôr num vaso fundo para as raízes se poderem desenvolver. Gosta de água- o seu habitat natural é próximo de cursos de água, por isso não se deve deixar a terra secar.
Está mesmo bom para colher alguns raminhos para uma açorda...
Não se pode colocar muita quantidade porque pode ser tóxico se consumido em demasia.

Poejo  (Mentha pulegium  


Secar os alhos e as cebolas

Secar os alhos e as cebolas ao Sol é essencial para se conservarem. Estão com bom aspecto. As cebolas de dias curtos já começam a ficar boas também para arrancar.
É um consolo. Pareço a formiga a levar para casa...

Secar os alhos e as cebolas

Plantar beringelas


O fim-de-semana foi dedicado às Solanáceas. Depois de plantar os tomateiros, plantei beringelas. Há cerca de 3 anos já tinha feito a experiência, mas não resultou, porque apanharam pulgão. Esta planta é muito atreita a afídeos. Como não lhes quis pôr insecticida acabei por não colher nem uma.

Este ano vou experimentar uma técnica nova. Tenho lido em vários sítios que os cravos-da-índia, devido ao seu cheiro activo, emanam substâncias que repelem os pulgões. Até se plantam perto de roseiras para estas não serem atacadas.
Bem, resolvi fazer o mesmo. As plantas de beringela ficaram no centro, ladeadas por cravos-da-índia. Estou para ver o que acontece…Mais biológico que isto…

Beringelas e cravos-da-índia

Plantar tomateiros


Os tomateiros pertencem à Família das Solanáceas, tal com as beringelas, as batatas os pimentos e outras plantas. São sensíveis a várias doenças fúngicas e bacterianas. Por isso há que ter certos cuidados quando da plantação.

  • Devem ser plantados em canteiros elevados com um rego a separá-los para se poder fazer a rega sem molhar a planta. Regar as folhas é meio caminho para apanharem doença como o míldio.
  • Quando se estão a plantar deve-se ter o máximo cuidado para não traumatizar a planta, pois qualquer pequeno corte pode ser a porta de entrada para o veículo da doença.
  • É claro que uma terra bem estrumada e à qual se junta matéria de compostagem vai ser óptima para o seu desenvolvimento.
  • A orientação das fileiras deve ser norte-sul pois os nossos ventos predominantes são nessa direcção e assim não há lugar a ar confinado que pode propiciar o aparecimento de doenças.
  • As plantas devem ficar afastadas umas das outras para que quando se desenvolverem haja espaço suficiente.
  • Deve-se mudar o local da plantação de ano para ano, pois muitos esporos de fungos permanecem na terra e podem infectar os tomateiros no ano seguinte.

Apesar de todos estes cuidados, ainda assim, muitas vezes temos que usar produto químico para  os tratar.

Este ano plantei menos tomateiros pois no ano passado a produção foi tal que ainda tenho muitos congelados na arca. A plantação já é um pouco tardia, mas o tempo também não esteve bom antes.
Tive que comprar as plantinhas pois os que semeei, não sei porquê, não se desenvolveram.

Não sei quais as variedades, mas plantei alguns redondos de trepar, outros redondos rasteiros e outros chucha. Estou para ver o que isto vai dar...

Plantar tomateiros

Plantar tomateiros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...