25/10/2012

Preparar os orégãos para o Inverno

É altura de preparar os orégãos para o Inverno. As hastes florais que não foram cortadas para secar, já estão a ficar com sementes e com um aspecto velho. Devem-se cortar pela base, para dar espaço aos novos rebentos que irão brotar na Primavera. Se quisermos folhas verdes de orégãos durante o Inverno, é possível colher. A planta mantém-se verde mesmo com o frio, mas em repouso.

Orégãos com hastes florais a começar a secar (à direita, salvia)

Orégãos preparados para o Inverno (hastes florais foram cortadas)

Estragão

O meu estragão (Artemisia dracunculus) ainda está bonito. Costuma ficar sem rama no Inverno e depois volta a rebentar na Primavera. Não exige grandes cuidados. É bom amparar as hastes para não tombarem por terra.

Estragão (Artemisia dracunculus)

Salsa

Não sei porquê, mas tenho sempre alguma dificuldade em ter salsa. Ainda não pesquisei na net os gostos dela. Será do local?
Desta vez, a que semeei em final de Junho (variedade "Gigante de Itália"), já tem permitido colher algumas folhas. É altura de semear mais. Não esquecer que se quisermos abreviar o tempo de germinação que é longo (cerca de 3 semanas), podemos colocar as sementes em água uma noite e semear no dia seguinte. A desvantagem é que depois as sementes são mais difíceis de semear por ficarem aderentes à mão.
Habitualmente semeio secas e depois invisto na rega.

Salsa "Gigante de Itália"

Alfaces

As alfaces que plantei há 5 semanas estão a desenvolver-se muito bem. O tempo está favorável. Provavelmente, dentro de 2 semanas, já poderei colher algumas. As ervas já estavam a sobrepôr-se a elas, mas uma boa monda manual, devolveu o espaço e o alimento às nossas plantinhas.

Alfaces frisada roxa e lisa (da esquerda para a direita)

Couves coração de boi e lombarda

Este fim-de-semana continuei a saga das plantações e sementeiras para o Inverno!
Gosto muito das couves coração de boi. Dão uns repolhos pequenos muito saborosos que dão para cozer ou para pôr na sopa. Plantei mais uns 30 pés no canteiro onde antes tinha courgettes. É importante ir rodando as plantações, para reduzir a possibilidade de ficarem doentes. O terreno foi cavado, juntei terra de compostagem e estrume. Ficou um substrato fofo e rico. Espero que gostem!

Couves coração de boi
As couves plantadas há 5 semanas já estão crescidas. Com este tempo húmido e com temperatura amena, tem sido óptimo para as culturas. O pior são as ervas. Já tive que mondar este canteiro, pois as ervas já estavam a abafar as couves...O que vale é que nesta fase são ainda frágeis e fáceis de arrancar à mão.

Couves lombarda (mais próximas) e coração de boi (ao fundo)

24/10/2012

Nabiças para o Inverno

O meu alfobre de nabiças, semeado há 3 semanas já está crescidinho. Enquanto se vão consumindo os nabos greleiro temporão especial, estas vão crescendo para apanhar mais tarde. Nesta altura temos que semear o máximo, porque quando vierem os dias mais frios, a temperatura da terra desce muito e não permite a germinação das sementes. Já tentei várias vezes, em Invernos diferentes e não nasceu nada!

Alfobre de nabiças

15/10/2012

Nabo greleiro temporão especial

Estes nabos foram semeados no final de Agosto e este fim-de-semana já fiz uma sopa e um esparregado óptimos. A chuvinha que tem estado fez com que tivessem crescido com uma rapidez enorme. Ficaram tenrinhos e de uma côr óptima.
Todas as sementes ou plantas que no rótulo tenham a palavra temporão, quer dizer que se desenvolvem rapidamente, permitindo uma colheira mais precoce. Quando ainda há poucas coisas na horta para comer, estas sementes resolvem-nos o problema com facilidade.

Nabo greleiro temporão especial (com 1 mês e 1 semana)

Sementeira de nabos

É altura de semear nabos para consumo no Outono e Inverno. A variedade "Globo Roxo 60 dias" desenvolve-se quase todo o ano e obtém-se cabeça em cerca de 2 meses. É muito saborosa e não especialmente picante.
Estes foram semeados no início de Setembro e tinham cerca de 3 semanas quando foi tirada a foto. Vai ser necessário desbastar. Vou aguardar mais algum tempo, para poder aproveitar as plantas de desbaste numa sopa ou esparregado.

Nabo globo roxo 60 dias

Tomateiros em final de produção

Os tomateiros atingiram o final de produção. O tempo está a ficar mais frio, tem havido chuva e as plantas atingiram a maturação.
Nesta fase, quando a planta deixa de dar tomates por completo, deve-se arrancar e não enterrar ou deitar na compostagem. Vai directamente para o lixo, pois os esporos de fungos que contivesse, iriam contaminar o terreno por vários anos.
Esta é uma tentativa de reduzir o aparecimento de doenças nos anos seguintes.

Tomateiros em final de produção

Renovar as sementeiras de aromáticas para o Outono

Temos que ir renovando as sementeiras de aromáticas.
À esquerda está a salsa de folha lisa, com algumas rúculas selvaticas nascediças, a seguir a salsa de folha frisada, depois um alfobre de coentros acabado de fazer e continua-se com rúcula cultivata que já só estou a usar as folhas arrancando a planta, em sopa (já está em flôr).

renovar sementeiras de aromáticas (coentros)

Couves para o Outono e Inverno

No início do Outono há que plantar uma série de vegetais que depois iremos colher no final da estação e no Inverno. 
As couves são vegetais a incluír no rol.
Uma cama de terreno fofo, com terra de compostagem e estrumado e uma rega quando é preciso é o suficiente!
Plantei estas a meio de Setembro e em 2 semanas, já estavam pegadas e lindas!
Este fim-de-semana, com a chuvinha estavam irreconhecíveis! E chuva que é boa para as couves, também é boa para as ervas...

Couves coração de boi e lombarda (1 semana depois de transplantadas)
Couves de bróculo (canteiro mais próximo) e couves tronchuda e bacalã (ao fundo e da esquerda para a direita)  
 As couves de cima tinham sido transplantadas há uma semana

As mesmas couves 2 semanas depois de terem sido mudadas (ao fundo estão as de bróculos)

Beterrabas Detroit. Já estão boas

Este fim de semana já apanhei beterrabas semeadas a 15 de Setembro!
Bastou 1 mês e um tempo óptimo (parece Primavera), para se desenvolverem num ápice! Nunca imaginei. Esta variedade (Detroit) é boa para semear nesta época. Já colhi e fiz uma salada óptima!
No próximo fim-de-semana se tiver tempo, vou semear mais.


Beterrabas Detroit boas para colher
Beterrabas variedade Detroit
Beterrabas variedade Detroit


Alhos franceses para o Inverno

Plantei estes alhos franceses no final de Setembro para ter colheita para o Inverno. Este fim-de-semana já os encontrei com óptimo aspecto, com as folhas direitas. Gostaram do tempo e da terra. Depois de cavar o terreno, misturei terra de compostagem e estrume. Vão gostar de certeza.
Coloquei-os perto da hortelã para ver se os ratos não os atacam.

Ainda é tempo de plantar. Como o tempo vai estar melhor, vou comprar mais no final da semana.

Alhos franceses acabados de plantar



Alfaces para o Outono e Inverno

Plantei estas alfaces a meio de Setembro e passadas 2 semanas já estavam assim.
O tempo tem estado óptimo para se desenvolverem e a chuvinha dos últimos dias ajudou bastante. Realmente as alfaces dão-se bem apenas com temperaturas amenas.
Agora já estão quase boas para apanhar. O pior é que esta chuva também fez crescer as ervas...
Enfim, não se pode ter tudo!

Alfaces frisada, roxa e lisa, transplantadas há 15 dias

Plantações para o Outono e Inverno

No final de Setembro e em Outubro é altura de acautelar a plantação e sementeira dos vegetais que se vão colher ao longo do Outono e Inverno.
Assim, semeiam-se nabos e nabiças, salsa, beterrabas, coentros, rabanetes, funcho, espinafres (variedades de Inverno), cebolas do cedo, rucula.
Quanto às plantações, alhos franceses, couves variadas e alfaces.
Já dei início a meio de Setembro a estas tarefas  e já colhi alguns frutos.
Esta actividade não se pode parar, sob risco de depois termos que ir ao supermercado...



09/10/2012

Pimentos

Este ano, não sei o que aconteceu, mas os meus pimenteiros, que até foram plantados em Março, não se desenvolveram muito e não produziram bem. No ano passado tinham dado imensos e grandes. Na verdade, no ano passado tinha semeado e este ano comprei as plantas. Quando semeamos, sabemos exactamente qual a variedade. Com as plantas para mudar, só sabemos que é pimento.

Na verdade, para a maioria das pessoas esse pormenor não tem relevância. No entanto, cada vez mais se gosta de aprofundar os conhecimentos e de saber com exactidão o que estamos a comprar para plantar. As casas comerciais deviam rotular convenientemente o que vendem, não só para informar, mas também contribuindo para aumentar o nível de conhecimentos da nossa população.

Conclusão... no próximo ano vou voltar a semear!

Pimenteiro e pimento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...