21/12/2012

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta da família Lamiaceae, que inclui também todas as plantas do género Mentha (hortelã, hortelã pimenta, poejo), o rosmaninho (Lavandula stoechas), a alfazema e outras.
Alecrim (Rosmarinus officinalis


É frequentemente confundido com o rosmaninho devido ao nome do género ser similar ao nome comum da outra espécie (Lavandula stoechas).



Alecrim (Rosmarinus officinalis) mal rotulado

Os hortos também não ajudam nada e muitas vezes esquecem o papel importante de repôr a verdade e contribuir para elucidar as pessoas.  

Por acaso, conheço bem as duas plantas e não tive qualquer dúvida de que o que estava a comprar era Alecrim e não Rosmaninho, como vinha anunciado no rótulo!

Plantei-o em Agosto e tem crescido a olhos vistos.
Estas festas, como tenho mais tempo para a cozinha, vou usá-lo como tempero, nas carnes e nas batatas salteadas.

Alecrim (Rosmarinus officinalis

15/12/2012

Semear alhos

No fim-de-semana passado esteve muito bom tempo e consegui fazer muitas coisas na horta. 
Já tinha semeado alhos há 3 semanas e já estão bem crescidos, mas decidi plantar mais um canteiro, para ter fartura e poder semear novamente no próximo ano.

Alhos com 3 semanas
Os bolbos que plantei no ano passado tinham sido comprados no Continente. A corrida foi tal, que só tinha dos entrançados (mais caros) à venda. Pois fiquei bem servida. Os dentes eram grandes da variedade "Alho Rosa" com origem em Espanha. Produziram tão bem que este ano não comprei e vou usar dos meus para reprodução.

As cabeças já estão espigadas. Separei os dentes de alho com cuidado para não partir o rebento. 

Preparei o terreno, cavando carreiras e no sulco depositei terra de compostagem e uma pequena camada de estrume. Por cima espalhei a terra de abrir o sulco. Fiz assim sucessivamente, até cavar todo o canteiro.

No final, fiz pequenos buracos com a mão, distanciados entre eles cerca de 15 cm e coloquei em cada um, um dente de alho a uma profundidade de 4 cm. É necessário estar atento, para colocar o rebento virado para cima.
Em seguida, alisei a terra com cuidado, para tapar os buracos todos.

Os outros alhos demoram 10 dias a aparecer fora da terra. 
Pelas minhas contas, com estes pelo Natal, bico de pardal!

Semear alhos


Bróculos para o Natal?

Os meus bróculos já estão a começar a dar flôr. Estavam assim no fim-de-semana passado. Mais 2 semanas e já vou ter bróculos para o Natal!
Que lindos que estão!

Bróculos quase bons para colher

14/12/2012

É altura de plantar morangueiros

Começam a ver-se os primeiros pés de morangueiro à venda. Na semana passada comprei logo 2 molhos da variedade "Diamante", que traziam 20 pés cada. No fim-de-semana estiveram uns dias muito bonitos sem chuva e plantei-os.
Durante o tempo de espera, tive cuidado para que as raízes não secassem, borrifando-as com alguma água, mas também não as fechei num plástico para não apodrecerem.

Escolhi um canteiro com exposição solar, pois os outros que tenho estavam debaixo de uma macieira e a com sombra em demasia, morriam alguns pés.
Acho que agora vão ficar melhor.

Primeiro preparei o terreno, cavando carreira a carreira. Antes de cobrir o sulco deixado no final de cavar cada uma, enchi com terra de compostagem e um pouco de estrume por cima. Em seguida, cavei novo sulco, colocando a terra por cima do preparado anterior e assim sucessivamente. No final, alisei a terra de modo a ficar tudo nivelado.

Nesta cama fofa, distribuí os morangueiros pelo terreno disponível, para ficarem a igual distância uns dos outros. Em seguida, foi só abrir um pequeno buraco para os plantar, tendo o cuidado de as raízes não ficarem dobradas e a transição entre raízes de caule, ficar ao nível da terra. Não foi necessário molhá-los primeiro, porque tinha chovido no dia anterior e a terra estava bem molhada.

Não coloquei plástico, porque por experiência anterior, os caracóis e lesmas alojavam-se debaixo dele, próximo dos furos e comiam a produção toda. Assim, vou ter que tirar mais vezes as ervas, mas acho que compensa. Este ano tenciono experimentar a colocar palha por entre as plantas para os morangos ficarem mais limpos e não nascerem tantas ervas.

Espero ter uma boa safra de morangos na Primavera e no Verão.

Plantar morangueiros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...