25/04/2013

Plantações de Primavera

Finalmente um pouco de tempo para me sentar calmamente a rever o muito que fiz na horta, no pouco tempo que tive disponível no penúltimo fim-de-semana!
Mal a chuva parou, assim que tive oportunidade, iniciei as plantações de Primavera (que este ano já estão muito atrasadas).
Comprei várias plantas para a horta, pois como não houve tempo para as semear, assim já dá algum avanço.

Algumas alfaces de folha frisada, pimenteiros amarelos e vermelhos, espinafres da Nova Zelândia (Tetragonia tetragonoides), courgettes e tomateiros. 

Alfaces frisadas



As alfaces foram postas num canteiro com bordos elevados a pensar na rega, pois parece que as temperaturas elevadas não vão demorar a chegar. 

Algumas das que tinha posto 15 dias antes foram comidas pelos caracóis. Desta vez, coloquei um cinza em toda a volta do canteiro, para os caracóis ficarem retidos e não passarem essa linha.

As do fundo, já estão mais desenvolvidas. Estão há 1 mês, no canteiro.




Nunca tinha comprado pimentos amarelos. Plantei-os misturados com os vermelhos. 
Vai ficar bonito quando derem fruto!



Pimenteiros
Pimenteiros e couves coração-de-boi (ao fundo)

As couves coração-de-boi estão muito bonitas. Não foram roídas na raiz pelos ratos e puderam desenvolver-se bem. A telha que serviu de guarda ao isco cumpriu a sua função. 

Curiosamente, quando preparava o terreno e tirei as ervas voltei a telha e estavam imensos caracóis escondidos por baixo. Afinal a telha também serve de ratoeira para os caracóis.

Distribuí mais em redor, para que não me comam a horta!


Espinafres da Nova Zelândia (Tetragonia tetragonoides

Os espinafres da Nova Zelândia que tinha plantado há 2 semanas, já dão mostras de estar a pegar. 

As ervas é que não dão tréguas. Com o pouco tempo que tenho para estes serviços, tenho que tentar equilibrar a vertente tirar ervas, com a de plantar horta!

Cavei o resto do canteiro e pus os restantes espinafres que comprei na Agriloja.





As cebolas no lado direito do canteiro têm continuado a dar folhas com fartura para as saladas e outras utilizações. Ficam uma delícia!

As 4 courgettes também tiveram direito a um canteiro, mas já sem fotografia, pois o sol já estava quase a desaparecer...

Tomateiros
Para os tomateiros, já não houve tempo de cavar mais terreno! 
Tive que os pôr em vasos para continuarem o crescimento e na próxima oportunidade serem transplantados para a horta.

Comprei tomateiros coração de boi, redondos rasteiros e xuxa de trepar.

Os xuxa vieram por engano. Tinha decidido não voltar a comprar mais destes, pois verifiquei que tal como os tomates cherry, são mais susceptíveis de apanhar míldio.

Vou ter que os plantar longe dos outros, para minimizar contaminações...

Tomateiros
No final do dia nem me conseguia mexer...e no dia seguinte pior...É nestas alturas que descobrimos músculos que nem suspeitávamos ter!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...