11/05/2013

É altura de semear feijão

Finalmente, depois de a chuva ter parado, aproveitei os feriados e fim-de-semana para fazer mais algumas sementeiras na horta.

Semear feijão


Semear os feijões, foi uma delas. 



Há que tirar as ervas, revolver o terreno, adicionar estrume e terra de compostagem e finalmente os feijões.

Devem-se fazer covas separadas entre si de 20 a 25 cm e colocar em cada uma 4 ou 5 feijões.






Se forem feijões de trepar, há que pensar que posteriormente se hão-de colocar canas para os tutorar e consequentemente não deverão ser mais que 2 fileiras em cada canteiro.


Sementeira de feijões



Os feijões necessitam que a temperatura da terra não esteja muito fria, para poderem germinar. Além disso se estiver muita chuva, apodrecem.

Muitas vezes, com a vontade de semear no cedo, acabam por se estragar as culturas pelas inexistência de condições de germinação.

Prefiro sempre aguardar pela paragem da chuva e a chegada do tempo ameno, para não ter que re-semear.
Semear feijão Borlotto














Semeei dois canteiros de feijão Borlotto que é um feijão rasteiro (ao invés do de trepar) e dá feijões de cor rosa claro, sarapintados de rosa vivo e que são excelentes para a sopa!










Semeei também um canteiro de feijão Rabão (rasteiro), cujos feijões são de uma coloração pouca habitual: amarelo torrado escuro a puxar para o verde. Estas plantas dão vagens óptimas de feijão verde tipo rolo, bom para congelar.

Sementes de feijão-chicote (Bean yard long Metro Rouge)

Finalmente, para experimentar, feijão verde extra-longo (de trepar) designado por Feijão-chicote. A variedade que adquiri dá-se bem em climas mais frios e produz longas e finas vagens (Bean Yard Long - Metro Rouge). Já tinha visto as plantas cá em Portugal, mas nunca tinha encontrado semente à venda.


Nada que não se resolva. Encomendei de Inglaterra do D.T. Brown, de onde já comprei sementes de outras vezes e fiquei muito satisfeita com o serviço e a qualidade do produto.



Estou deserta para ver o desenvolvimento.

11 comentários:

  1. bom dia.estou a procura de sementes de feijão chicote r encontrei este blog.e realmente um prazer cultivarmos os nossos próprios alimentos nos também temos um pouco de tudo mas não consigo encontar em lado nenhum o feijão chicote.como estou desempregada ,não posso mandar vir de inglarerra.sabe se haverá noutro local

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      De facto, também não encontrei cá em Portugal. Os meus foram roídos pelos ratos e por isso não fiquei com sementes. Este ano ainda não procurei de novo.
      Tente no www.jardicentro.pt ou outros sites portugueses de sementes.
      Cps

      Eliminar
    2. Eu vivo no estrangeiro e trago sementes de feijão quando vou a Portugal que não e muito frequente as vezes anos, e quando trago as sementes ponho dentro dum frasco de plástico e ponho na arca congeladora de um ano para o outro e o meu feijão nasce sempre. O que devem fazer para terem sempre sementes quando o feijoal os primeiros feijões eu guardo as melhores bajes do feijão para a semente e quando tiverem secas tiro e ponhas a secar debulho e então ponho na arca para o outro ano assim nunca se perde a semente!

      Eliminar
    3. Eu comprei esse feijão na Mundagro no Carregado comprei um pacote custou 4 euros já semeei ,já nasceram mas não estou satisfeito pois nasceram muito fraquinhos,não sei se é do clima,vou aguardar melhor pra ver se compensa

      Eliminar
    4. Olá! Obrigada pelos comentários.
      É uma óptima ideia para preservar os feijões, congelando-os.
      quanto aos feijões de chicote, tive a mesma sensação quando nasceram no ano passado. A verdade é que pertence a um género diferente do feijão que conhecemos e talvez por isso nos pareça uma planta um pouco diferente.
      Boas colheitas!

      Eliminar
  2. Ainda bem que encontro este blog, com este post datado de há um ano atrás, precisamente no mês de Maio. Tenho uma pequena horta, nas traseiras da casa e tenho lá couves, tomateiras, pepinos, batatas, abóboras. Agora comprei um pacote de sementes de feijão verde e queria semeá-las, mas vizinhos disseram-nos (a mim e ao meu marido) que não se pode semear nada em Maio, porque não nasce. E que, no caso do feijão verde, então, não se pode mesmo semear nada em Maio. Quer-me parecer que é mito e gostava que me esclarecesse, se pudesse. Obrigada :)

    Cumprimentos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pelo comentário.
      Desconheço qualquer objecção ao mês de Maio para as sementeiras. Inclusive, semeei feijão verde nos primeiros dias de Maio e já está a nascer. Por isso provavelmente é mesmo um mito.
      Cps :)

      Eliminar
  3. é verdade os mais velhos dizem que o feijão semeado em Maio só dá rama, muito poucas vagens. vou fazer a experiencia.
    Mb.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    O que tenho ouvido dizer é que em maio o feijão nasce bem, cresce muito, dá muita rama, mas as vagens são depois pequenas e curvas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano, semeei alguns em Maio, é uma oportunidade para fazer a comparação.

      Eliminar
  5. Eu semeio sempre em Abril e Maio vários tipos de feijão, felizmente tenho tido sempre boas produções.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...