24/06/2013

Alfaces frisadas - variedade?...

As minhas alfaces estão lindas, prontas a comer. Desta vez, as plantas que comprei foram de uma variedade frisada, com folhas grandes, muito saborosas e crocantes. Não fazem repolho. Gostaria de saber qual a variedade.
É uma pena que quando compramos estas plantas os vendedores não tenham a preocupação de colocar rótulos com o nome das variedades. Assim é sempre uma incógnita quando se compra e não podemos voltar a repetir de forma consciente!
Estas têm-se aguentado sem espigar, embora este calor que hoje se fez sentir, me faça prever uma rápida evolução para essa fase.
Nada que uma sopa de alface não resolva...

Alfaces frisadas (variedade?) e repolhos coração de boi

6 comentários:

  1. os meus pais trocavam as sementes com os amigos e assim era mais fácil: a alface da Júlia, a couve do Joaquim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão. Também já troquei sementes com os vizinhos e geralmente dão plantas de muito boa qualidade porque são apuradas ao longo dos anos.
      Obrigada pelo comentário
      Cps
      Beta

      Eliminar
  2. Estão realmente bonitas, as minhas demoraram muito a criarem-se, mas já se podem colher. Ainda hoje andei a transplantar outras alfaces.

    Cump,

    P. Tomaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta altura do ano também pensei transplantar novas mudas, mas para um local meia sombra para não espigarem tão rápido. Vou fazer isso no próximo fim-de-semana.
      Cps
      Beta

      Eliminar
  3. Se não estou em erro é alface "Grand Rapids". Essa alface não é a mais aconselhada para o verão. Pode sempre cultiva-la em meia sombra ou fazer um suporte de madeira com rede sombra por cima, de forma a não espigar rapidamente. De qualquer maneira aconselho que compre sementes de uma variedade de verão, resistente ao calor, de preferência de polonização aberta(nada de híbridos, nem OGM's!) de forma a poder tirar sementes para o ano seguinte. Pode optar pela alface 4 estações, por exemplo.

    Bons cultivos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...