12/06/2013

Mostarda Red Giant e Mizuna Waido

Este ano comprei novamente sementes de Mostarda Red Giant e de Mizuna (variedade Waido) no site da DT Brown. São ambos vegetais da família Brassicaceae, muito usados na cozinha oriental. Pertencem à mesma família das couves e dos nabos e nabiças.

Têm crescimento rápido e são usados quando as folhas ainda são jovens em saladas e quando mais desenvolvidas, salteadas ou em outros pratos com vegetais cozinhados.

A mostarda Red Giant (Brassica juncea) tem folhas roxo avermelhadas, muito vistosas e um sabor picante que se intensifica à medida que a planta vai crescendo, ou com o frio. Dá-se muito bem ao longo de todo o ano. 

Mostarda Red Giant nascida à esquerda e Mizuna à direita
  

Mostarda Red Giant no ponto para salada

No Verão deve-se colocar num local com alguma sombra para não espigar tão rapidamente. Vão-se colhendo as folhas ao longo de várias semanas, o que faz com que não seja necessário semear com intervalos curtos.

A mizuna (Brassica rapa nipposinica) é oriunda da China, mas muito cultivada no Japão. Tem folhas verdes recortadas e um sabor picante ligeiramente apimentado, mas muito menos intenso que o da mostarda e da rúcula. 

         
Mizuna nascida
No final da Primavera e no Verão tem maior tendência para espigar, sendo importante semeá-la mais à sombra para retardar esta evolução. Dá-se bem também no Inverno, se não for demasiado frio. Tal como a planta anterior, colhem-se as folhas à medida que se vão desenvolvendo. Actualmente já existem muitas variedades diferentes.

Ficam muito vistosas na horta! E já começaram a dar umas saladas óptimas!

Mizuna à direita e Mostarda Red Giant à esquerda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...