31/07/2013

Courgettes doentes

Há 10 dias deparei-me com este aspecto, nas folhas das courgettes. Nunca tinha visto estas alterações. São acastanhadas e parecem queimadas... Não tem aspecto de fungo. Parece-me mais um ataque de vírus... Terão sido os nevoeiros matinais que se fizeram sentir?
Não sei qual a doença, mas apressei-me a cortar as que tinham este aspecto, esperando que a produção de courgettes não seja afectada. É claro que não vou pôr nenhum produto químico.

Folhas de courgette doentes

6 comentários:

  1. Novidades das courgettes? Tb fiz uma hora no meu quintal, pela primeira vez, este ano. O meu escape, qd ando stressada... :) As minhas courgettes começam agora a dar flor, mas as folhas são enormes e tem bastantes. Posso podar algumas delas? N é prejudicial? Obrigada e parabéns pelo blog! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá pois a mim aconteceu-me pior: as folhas das cougetes adoeceram e com elas as pequenas cougetes tb ficaram doentes acabando por apodrecer bem pequenas. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  3. Nesta altura do ano há muitos orvalhos matinais e as plantas ganham muitas doenças, as folhas ficam cinzentas e acabam por morrer contaminando os frutos, tb me aconteceu as minhas cougetes.Pode-se cortar as folhas velhas mas pouco adianta, as novas voltam a ficar doentes.

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Obrigada a todos pelos comentários.
    De facto, as folhas mais antigas têm adoecido, mas vou-as cortando e a produção não parou. Ontem reparei que tinham algum pó esbranquiçado, o que me faz pensar que agora sim têm um fungo.
    Cps

    ResponderEliminar
  5. Olá boa tarde. tenho 2 pés de courgettes e no inicio produziram bem, passado algum tempo começaram a apodrecer.não sei o que fazer.

    ResponderEliminar
  6. carlos 21/05/2020
    Bom dia
    a grande maioria das minhas courgettes apodrecem na ponta ou a ponta forma um bico .
    que devo fazer ?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...