17/07/2013

Poda verde das laranjeiras

Nesta altura do ano, as laranjeiras emitem rebentos novos no tronco. Esses rebentos devem ser retirados para manter a estrutura da árvore apenas com os ramos principais na base. Deste modo não se altera a arquitectura geral e não se retira alimento das outras partes, nomeadamente os frutos que já começam a crescer. É a chamada poda verde.
É muito fácil. Muitos até se tiram bem apenas com a mão, por ainda não terem consistência lenhosa.
No tronco desta laranjeira ainda se podem ver os locais onde foram retirados os que cresceram no ano anterior. Ficou uma ligeira elevação em botão, perfeitamente cicatrizada.

Poda verde das laranjeiras

19 comentários:

  1. Obrigado pelo que tenho aprendido no seu blog,parabéns.Ao ver este post acerca da poda das laranjeiras pergunto e como e quando a poda das cerejeiras,sou teimoso e como gosto muito desta planta insisto em ter uma que apenas me delicia com as folhas e algumas flores.fruto só meia dúzia para amostra. Se puder agradeço a sua ajuda obrigado http://hortaecoisas.blogspot.pt/?zx=e7478204e97fae4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário.
      Quanto à poda das cerejeiras, também deve ser feita no Verão, mas apenas para limpeza de ramos mortos ou doentes e para dar forma quando ainda são jovens. Não se deve exagerar. No Inverno são mais susceptíveis a infecções nos cotos dos ramos cortados. Na verdade morrem com muita facilidade e portanto, todo o cuidado é pouco.
      Costuma-se dizer que deve haver sempre uma segunda cerejeira para facilitar a polinização. Quem sabe a quantidade de frutos aumenta…
      Cps

      Eliminar
  2. Boa tarde Beta,
    Dizem que a nogueira chora com a poda, será verdade?

    Podia indicar-me o mês exacto ou a altura para efectuar a mesma?

    obrigado,

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo comentário.
      De facto, a poda das nogueiras deve ser efectuada no Inverno, quando perdem as folhas e estão "adormecidas". Devem-se tirar os ramos mal inseridos e os ramos mortos.
      Fora desta época apenas se devem tirar os ramos "ladrões" ou seja, aqueles que nascem abaixo do nível do enxerto, para não retirarem a força à parte da planta que nos interessa.

      Cps
      Beta

      Eliminar
    2. olá mais uma vez Beta,

      antes de mais, obrigado pela dica das nogueiras.

      em relação à poda verde a que faz referência aqui, pergunto se os ramos a que se refere são os que possuem espinhos( que picam que se farta) e de uma cor verde mais clara?

      obrigado,

      João

      Eliminar
    3. Olá
      Sim, são esses mesmo, que nascem nos troncos principais, muito mais abaixo da copa da árvore, como mostra a foto acima.

      Eliminar
  3. Beta,
    mais uma vez em relação às laranjeiras será aconselhável fazer alguma adubação nesta altura? é que em algumas árvores as folhas apresentam alguma clorose (folhas amarelas).

    obrigado,

    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João
      Desculpe não ter respondido logo, mas o tempo tem sido escasso. Sim, deve-se fazer alguma adubação nesta altura, mas sempre equilibrada. Na realidade o tempo tem faltado e não fiz isso às minhas. Mas nota-se diferença na cor das folhas entre a que está no meio da horta carregada de laranjas e de folhas verde escuro, onde ponho terra de compostagem e guano e as outras que estão no pomar um pouco mais abandonadas (folhas de côr verde mais amarelado).
      Não tenho por hábito usar adubos, mas se reparar, nas lojas da especialidade, existe à venda adubo próprio para citrinos.
      Cps

      Eliminar
  4. Boa tarde. Tenho laranjas que rebentam antes de amadurecerem. Que fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Não me lembro de isso acontecer no meu pomar. Na breve pesquisa que fiz, a explicação para a casca da laranja rachar deve-se ao facto de durante o crescimento, quando existe uma rápida chegada de água e açúcares da planta ao fruto, a casca não acompanha esse crescimento e racha. Acontece mais em laranjeiras jovens, nas variedades com umbigo e também com flutuações na temperatura e humidade.
      Água a mais, excesso de fertilização, temperaturas elevadas e baixa de humidade, alternando com períodos mais húmidos, são explicações apontadas.
      No gardening Know How pode encontrar algumas orientações para evitar que isto aconteça.
      (http://www.gardeningknowhow.com/edible/fruits/oranges/oranges-splitting.htm)
      Cps

      Eliminar
  5. Boa Tarde

    As minhas laranjeiras já não eram tratadas á bastantes anos agora teem espinhos nos ramos, o que devo fazer para inverter a situação ou passou mesmo a selvagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Presumo que o que possa ter acontecido, foi que os ramos que não têm encherto e que normalmente nascem abaixo do garfo da enchertia se tenham sobreposto aos bons, pois se não forem cortados crescem com mais vigor e mais rapidamente.
      Terá que examinar com cuidado de ondem nascem os ramos com espinhos e verificar se foi o que ocorreu. Se sim, é cortá-los.
      Cps

      Eliminar
  6. Boa tarde
    Obrigado pela sua informação.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite.
    Tenho um limoeiro já com muitos anos que produz bem parece saudável, mas no tronco principal apareceu seiva que escorre, penso será uma doença, mas não sei como tratar se me puder dar uma ajuda agradecia imenso.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A isso chama-se gomose. É um fungo que deverá ser tratado com Aliette em pó.
      Na embalagem terá toda a informação sobre a sua aplicação.

      Eliminar
  8. bom dia;
    tenho algumas laranjeiras com umas coisas brancas que parece algodão ou bolor nos pés, será que alguém me pode ajudar como eliminar aquilo, agradecia imenso . Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde.
    Gostaria de saber se podemos podar os espigões (aqueles rebentos fortes que saíem por cima das copas) das laranjeiras e limoeiros no mês de Novembro?
    Obrigado
    Paulo Lopes

    ResponderEliminar
  10. Susana Silva
    Sabe como fazer enxertos bem sucedidos?
    É que eu tenho um limoeiro selvagem e queria enxerta-lo.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...