09/09/2013

Aneto ou endro (Anethum graveolens)

O aneto ou endro (Anethum graveolens) é uma erva aromática da Família Apiaceae (Umbelliferae) a mesma da salsa, da cenoura, dos coentros, do funcho, do aipo e de outras plantas, umas comestíveis, outras altamente venenosas.
Tem um sabor inconfundível e quando pequena, lembra o funcho. É muito usada para aromatizar salmão, batatas, saladas, sopas e pickles, nomeadamente de pepino. Os países onde é mais usado são a Noruega, a Suécia, a Finlândia, a Polónia, a Alemanha, a Rússia, a Ucrânia, a Bulgária e na Ásia Central.

As suas folhas delicadas podem ser usadas verdes ou secas. Deve ser usado fresco, pois perde o sabor rapidamente, se cozinhado. As sementes são usadas como especiaria e têm um aroma semelhante a cominhos. 

Prefere zonas expostas ao Sol. Atrai muitos insectos bons para algumas plantas e é um bom companheiro na horta para os pepinos, mas não para os tomates e as cenouras.
(fonte Wikipedia)

Encontrei sementes à venda no Leroy Merlin e comprei logo para semear na horta. Já tinha experimentado fresco num desses países e adorado o sabor, mas nunca tinha encontrado sementes para cultivo.
A coisa correu bem e já pude experimentar em vários pratos. É de facto excelente! De notar que com o calor que tem estado, rapidamente dá uma haste floral na ponta que eu tenho cortado (na tentativa de manter a planta mais tempo). Entretanto, já semeei mais um canteiro pequeno, para não parar o fornecimento à cozinha...Estamos fãs...

Aneto ou endro (Anethum graveolens)

Aneto ou endro (Anethum graveolens)

1 comentário:

  1. pode adicionar-se a um grupo no facebook de troca de sementes, é muito interessante.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...