18/09/2013

Nogueira (Juglans regia)

A nogueira (Juglans regia) é uma planta da família Juglandaceae e da Ordem Fagales ou seja a mesma da faia, do vidoeiro, do castanheiro e do carvalho.
É uma árvore de folha caduca, originária do Sudoeste Asiático e Mediterrâneo Oriental. Foi trazida para a península pelos romanos e adaptou-se muito bem. De copa larga, pode atingir uma altura de 30 metros.
Dela se colhem as nozes que são nada mais que as sementes, através das quais se reproduz.
A madeira tem um elevado valor comercial.

Nesta altura do ano, os frutos estão quase a amadurecer e a abrir para libertar a noz. Este vai ser um bom ano de produção. É altura de cortar as ervas debaixo das nogueiras para facilitar a visualização dos frutos e das nozes que vão caindo no chão. Os esquilos não tardarão a aparecer para se deliciarem com este pitéu!

Nogueira (Juglans regia) - frutos

Nogueira (Juglans regia) - frutos

4 comentários:

  1. olá, tenho uma nogueira muito grande que tem um problema, as nozes começam muito cedo a ficar pretas e secas ainda com a casca verde, queria tratar mas não sei como. A nogueira está numa zona onde há sempre humidade, será que tem algo a ver?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigada pelo comentário.
      Não tenho tido esse problema, mas na pesquisa que fiz pude apurar que a doença mais frequente das nogueiras é a bacteriose da nogueira que atinge gomos, flores, ramos novos, flores e frutos. Nos frutos, aparecem manchas pretas, que afectam o interior. Esta doença é veiculada pela Xanthomonas campestris pv juglandis e de facto a humidade é um dos factores importantes para o desenvolvimento e dispersão desta doença. A prevenção é crucial para o controlo da doença.
      Deixo dois endereços onde pode colher informação valiosa para o tratamento da sua nogueira. Espero ter podido ajudar.

      http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/conteudos/ft2010/ficha_tecnica_14_2008.pdf

      http://www.aaba.pt/wp-content/uploads/2011/03/Bacteriose-da-nogueira.pdf

      Cps
      Beta

      Eliminar
  2. Olá, como ainda sou novato na Agricultura, gostaria de saber o que se faz nesta altura, se se cava, quais as plantações, etc. Espero que me possa ajudar! Cumprimentos Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário.
      Quanto às plantações e sementeiras em Setembro, deve preparar o terreno, cavando e estrumando.
      Plantações: couves (bróculos, couve-flôr, repolho, couve do Natal, penca, bacalã, etc.), alfaces, alho-francês.
      Sementeiras: agriões, alfaces, alho-francês, cebolas temporãs, cenouras, chicórias, coentros, couves, ervilhas, espinafres, nabos, nabo greleiro, nabiças, rabanetes, salsa, etc..
      Cps

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...