14/10/2013

Mentha x piperita "Chocolate" (Hortelã Chocolate)

As plantas do género Mentha, têm grande facilidade em formar híbridos. Do cruzamento entre a Mentha aquatica e a Mentha spicata surge a Mentha x piperita, vulgo hortelã-pimenta.

Existem vários cultivares desta planta um deles, a Mentha x piperita "Chocolate".

Já tinha ouvido falar dela e finalmente encontrei à venda.
Comprei logo um exemplar. Mudei para um vaso maior e coloquei em meia sombra. Adorou o sítio e está a desenvolver-se muito bem. As folhas ficaram um pouco mais escuras e os caules também.

Esta Mentha tem um cheiro e sabor completamente diferente da hortelã-pimenta. Parece mesmo chocolate "After-eight". Uma delícia! Usada em sobremesas e sumos, fica excelente!

Propaga-se por rizomas, não se devendo usar a semente para esse fim, pois se houver outras plantas do género Mentha por perto, certo é que sairão híbridos!

Mentha x piperita "Chocolate" (Hortelã Chocolate)

Mentha x piperita "Chocolate" (Hortelã Chocolate)

4 comentários:

  1. Esta planta é maravilhosa. Tenho uma desde a primavera, mas plantei-a num vaso muito maior. Já tenho folhas secas suficientes para preparar infusões na época mais fria que está a chegar. No verão experimentei algo diferente: revesti folhas frescas com chocolate escuro derretido e guardei no congelador. São uma delícia quando nós apetece petiscar qualquer coisa doce e também podem ser usadas para decorar sobremesas.

    Cumprimentos da Flora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Que ideia excelente. Vou experimentar!
      Obrigada
      Cps
      Beta

      Eliminar
  2. Bom dia. como posso arranjar sementes de ssa planta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Nunca encontrei à venda sementes desta planta. Será melhor tentar encontrar num horto ou loja com plantas. A minha, encontrei no Leroy Merlin.
      Bom fim-de-semana
      Beta

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...