28/06/2013

Mostarda Red Giant e mizuna continuam viçosas

A mostarda Red Giant e a mizuna, continuam com um aspecto lindo e viçoso. Têm dado umas boas saladas.
Há que ir colhendo sempre folhas, para estimular o crescimento de mais e não espigarem muito depressa.

Mostarda Red Giant (atrás à esquerda) e mizuna (à frente) continuam viçosas

Mostarda Red Giant (folhas avermelhadas)

Rúcula selvagem nascediça

Já não é necessário semear rúcula selvatica. Nasce espontaneamente na horta e parece adivinhar os sítios onde fica melhor. Neste caso, nasceu ao longo do carreiro, em cima da borda de um canteiro. É claro que não as arranquei. Assim, já tenho pés suficientes para os gastos. É a vantagem de deixarmos evoluir a planta, até atingir a maturidade. No final deixa cair sementes que quando encontram as condições ideais, desenvolvem novas plantas.

Rúcula selvatica à esquerda em fila e rúcula culticata à direita (alfobre)

Funcho X ratos = 1-0

Estes são os dois pés de funcho que os ratos ainda não cheiraram...Estavam assim há 2 semanas. Viçosos, ao lado dos orégãos e do tomilho-limão que entretanto ficou cheio de flôr. Está um canteiro de aromáticas muito bonito.
As plantas vizinhas não parecem importar-se com a proximidade deles, embora se diga que desaceleram o crescimento das outras plantas em volta.
Usei algumas folhas para aromatizar um prato de peixe que ficou óptimo. Nesta altura já estava a formar-se a haste floral. Espero que os ratos não os descubram... No ano passado, não escapou um.


Funcho, orégãos (atrás) e tomilho-limão em flôr (à direita)

26/06/2013

Rabanete redondo escarlate

Os rabanetes da variedade "Redondo escarlate" da Vilmorin que semeei a 1 de Maio, estão prontos a apanhar. Demoraram cerca de um mês a atingir a maturidade.

Realmente na Primavera e no Verão a rapidez com que as culturas maturam é completamente diferente do Outono e Inverno.
Com o tempo que tem estado a rama ficou viçosa e com um verde bonito. Vou usar para os cozinhados não só a raiz, como também as folhas.

Para utilizar a folhagem, tem que se apanhar o rabanete e colocar numa taça com água, senão murcha rapidamente.
Por esse motivo, só se encontram à venda as raízes sem as folhas. Mas para quem não tenha horta, numa floreira ou num vaso são muito fáceis de cultivar e assim podemos consumir toda a planta.

Já experimentei misturar folhas numa salada, mas têm uma textura áspera, o que para alguns, pode ser desagradável. Na sopa, num esparregado, numa tarde ou cozidos, ficam óptimas, macias e muito saborosas.

Rabanetes da variedade redondo escarlate (Vilmorin) quase bons para apanhar (com 4 semanas)

Folhagem dos rabanetes da variedade redondo escarlate (Vilmorin)

25/06/2013

Nabo globo roxo 60 dias e larva da raiz

Deste que iniciei a minha actividade na horta "por conta própria", este foi o primeiro ano em que os nabos cresceram na horta, atingindo dimensões de verdadeiro nabo. Atribuo à chuva e à temperatura mais fresca. No entanto, sempre me lembro que ao fim de algum tempo de estarem desenvolvidos, ficam com uns canais por dentro do tubérculo, conseguindo-se por vezes apanhar a larva. Não sei como tratar isto, nem como se chama a doença. Talvez seja a mosca do nabo, mas os meus só ficam com aspecto apodrecido ao fim de muito tempo na terra.
A rotação de culturas tem ajudado a minimizar o problema. Em todo o caso, tento não fazer grandes canteiros, para poder consumi-los antes que fiquem doentes.

Nabos globo roxo 60 dias

Nabo globo roxo 60 dias com cicatrizes no tubérculo, sinal que já está contaminado com a larva

24/06/2013

Alfaces frisadas - variedade?...

As minhas alfaces estão lindas, prontas a comer. Desta vez, as plantas que comprei foram de uma variedade frisada, com folhas grandes, muito saborosas e crocantes. Não fazem repolho. Gostaria de saber qual a variedade.
É uma pena que quando compramos estas plantas os vendedores não tenham a preocupação de colocar rótulos com o nome das variedades. Assim é sempre uma incógnita quando se compra e não podemos voltar a repetir de forma consciente!
Estas têm-se aguentado sem espigar, embora este calor que hoje se fez sentir, me faça prever uma rápida evolução para essa fase.
Nada que uma sopa de alface não resolva...

Alfaces frisadas (variedade?) e repolhos coração de boi

20/06/2013

Estragos na horta (ratos? toupeira?)

As minhas couves lombardas estavam tão lindas até que os ratos ou a toupeira fizeram uma galeria mesmo por baixo de uma das filas deixando-as completamente de rastos. Tentei salvar a situação calcando a terra com a mão, tentando adivinhar o trajecto do túnel. Depois de regadas e felizmente temperatura ambiente não muito elevada, passada uma semana já tinham arrebitado e crescido mais um pouco. As ervas também...
Espero que não volte a acontecer, mas de facto, quando existem estes animais todos no quintal, é difícil que não façam estragos.

Couves lombardas murchas após construção de galeria por baixo (ratos? toupeira?)

Couves lombardas recuperadas

Damasqueiro (Prunus armeniaca)

Há 2 anos, um dos ramos principais do damasqueiro que há no pomar esgalhou com o peso da fruta. Achei que a árvore iria morrer de doença. 
Não aconteceu nada disso. Embora um pouco desequilibrada no porte está linda, viçosa e até tem alguns alperces já bem desenvolvidos. 
Este ano quase não há fruta nas árvores, a chuva e o vento deitaram tudo abaixo. Qualquer fruto é bem vindo!

Alperces em desenvolvimento

17/06/2013

Hortelã-da-ribeira (Mentha cervina)

A hortelã-da-ribeira ou erva-peixeira (Mentha cervina) é uma planta que cresce na Península ibérica, Norte de África e França. Pertence à família das Lamiaceae tal como a hortelã e tem um aroma característico. É também conhecida como alecrim-do-rio, hortelã-crespa, hortelã-do-campos, hortelã-dos-campos e menta-peixeira.
Tem a folha muito mais longilínea que a das outras plantas do mesmo género. Gosta de ambientes húmidos, e propaga-se bem por divisão de rizoma. A sementeira também é uma possibilidade. Dá flor no Verão.
Muito usada no interior e no sul do país para temperar caldeiradas e outros pratos de peixe, particularmente peixes de rio. Também usada em infusões.

Quando encontrei à venda comprei logo. Tinha ficado curiosa sobre o aroma e o uso em pratos de peixe, desde o último post sobre este tema no blogue 'A Horta do João'.

Pois bem, o aroma é excelente e já experimentei num arroz de bacalhau que ficou delicioso!

Hortelã-da-ribeira (Mentha cervina)

14/06/2013

Sementeira de feijão extra-longo em cuvetes

 O feijão feijão verde extra-longo (de trepar) ou Feijão-chicote (ou feijão-de-metro) que semeei na segunda semana de Maio (variedade Bean Yard Long - Metro Rouge), directamente no local definitivo não nasceu. Talvez por o tempo ter estado ainda chuvoso. Decidi semear o que restava no pacote, em cuvetes  para controlar melhor todos os factores. Resultou. Ao fim de uma semana, já tinham nascido quase todos.
Vou esperar que tenham 2 folhas para os transplantar para local definitivo.

Feijão verde extra-longo, variedade Bean Yard Long - Metro Rouge

Feijão verde extra-longo, variedade Bean Yard Long - Metro Rouge


12/06/2013

Mostarda Red Giant e Mizuna Waido

Este ano comprei novamente sementes de Mostarda Red Giant e de Mizuna (variedade Waido) no site da DT Brown. São ambos vegetais da família Brassicaceae, muito usados na cozinha oriental. Pertencem à mesma família das couves e dos nabos e nabiças.

Têm crescimento rápido e são usados quando as folhas ainda são jovens em saladas e quando mais desenvolvidas, salteadas ou em outros pratos com vegetais cozinhados.

A mostarda Red Giant (Brassica juncea) tem folhas roxo avermelhadas, muito vistosas e um sabor picante que se intensifica à medida que a planta vai crescendo, ou com o frio. Dá-se muito bem ao longo de todo o ano. 

Mostarda Red Giant nascida à esquerda e Mizuna à direita
  

Mostarda Red Giant no ponto para salada

No Verão deve-se colocar num local com alguma sombra para não espigar tão rapidamente. Vão-se colhendo as folhas ao longo de várias semanas, o que faz com que não seja necessário semear com intervalos curtos.

A mizuna (Brassica rapa nipposinica) é oriunda da China, mas muito cultivada no Japão. Tem folhas verdes recortadas e um sabor picante ligeiramente apimentado, mas muito menos intenso que o da mostarda e da rúcula. 

         
Mizuna nascida
No final da Primavera e no Verão tem maior tendência para espigar, sendo importante semeá-la mais à sombra para retardar esta evolução. Dá-se bem também no Inverno, se não for demasiado frio. Tal como a planta anterior, colhem-se as folhas à medida que se vão desenvolvendo. Actualmente já existem muitas variedades diferentes.

Ficam muito vistosas na horta! E já começaram a dar umas saladas óptimas!

Mizuna à direita e Mostarda Red Giant à esquerda
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...