27/01/2014

Bróculos

Este ano não me posso queixar do tempo que tem feito para as couves em geral. 

As couves de bróculo continuam lindas e pojantes, por enquanto, sem sinais de fungos nas folhas. Tem sido uma fartura de bróculos. Tenho-me preocupado em cortar as inflorescências de modo a deixar ainda uma coroa de folhas com alguns botões, para ainda poder vir a colher mais uma vez na mesma planta. Nesta variedade, a primeira cabeça é maior. Os bróculos que crescem mais tarde, depois de se cortar a inflorescência central, não são tão grandes, mas ainda se consegue uma boa colheita. 
Por enquanto, ainda vou na primeira ronda. Depois é necessário dar mais um tempo, para que as segundas flores se desenvolvam.
A diferença para os comprados é no sabor, claro e não ultrapassam com tanta facilidade o ponto de cozedura, não se desfazendo. Só vantagens!

Anteriormente já semeei uma variedade de Bróculos o "ramoso calabrês", que não dava esta cabeça grande e sim uma grande quantidade de cabeças mais pequenas. Nunca encontrei plantas desta variedade à venda para mudar, mas a semente é fácil de obter e vale a pena o esforço de fazer a sementeira em cuvetes. Na Primavera vou experimentar novamente, para ter das duas variedades.

Os benefícios para a saúde do consumo de bróculos, são enormes. Logo o primeiro, o cálcio. E depois uma lista de vitaminas, oligo-elementos, anti-oxidantes e fibra. Enfim um alimento extremamente saudável.

Bróculos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...