Mostrar mensagens com a etiqueta árvores do pomar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta árvores do pomar. Mostrar todas as mensagens

26/05/2014

Limas ácidas

A lima ácida que tenho na horta está linda, cheia frutos em várias fases de desenvolvimento. São citrinos semelhantes ao limão, mas mais pequenos e redondos. Pertence ao Género Citrus, da Família Rutaceae.
É uma árvore com porte não muito grande, havendo cultivares anões que não crescem muito. É boa para ter no jardim ou no pomar. As folhas são mais pequenas que as do limoeiro.

Este ano está a ser produtivo. Já há frutos mais pequenos a começarem a desenvolver-se.
Pela acidez do sumo e aroma da casca, são óptimas para cocktails e para temperar os cozinhados.

Limas ácidas

Limas ácidas em desenvolvimento

07/04/2014

Abrunheiro vermelho

Este ano, o abrunheiro do jardim, encheu-se de flôr. Ainda restavam algumas neste fim-de-semana, mas a maior parte já tinha perdido as pétalas e já se viam abrunhos minúsculos. O tempo parece estar a melhorar, o que é promissor, para não os fazer cair. Este abrunheiro é dos vermelhos, nascido de caroço. Nunca foi enxertado, cresceu livremente e tornou-se uma árvore grande, que dá uma sombra muito agradável no Verão. Os abrunhos, vêm por acréscimo. São vermelho-escuro, pequenos e doces.

Abrunheiro vermelho

19/03/2014

Romãzeira - crescimento exponencial

Lembram-se da minha romãzeira (Punica granatum)? Há quatro anos estava bem pequena, quando foi adquirida. Neste tempo todo, já cresceu imenso. Ainda não deu flôr, mas está a precisar de ir para a terra, para se poder expandir mais. É o que tenciono fazer brevemente. Como está num vaso, não há necessidade de ter que ser antes da Primavera chegar, o que me dá algum conforto, pois há outras coisas mais urgentes para plantar e semear na horta, nesta altura do ano.

Romãzeira em Janeiro de 2014

10/02/2014

Laranjas e mais laranjas

A laranjeira agradeceu todos os cuidados que lhe demos no Verão. Meia dúzia de ramos carregados de laranjas doces. A Natureza agradece! ...E nós também!...


Laranjeira com laranjas maduras

08/01/2014

Medronheiro (Arbutus unedo)

Feliz 2014!
Espero poder continuar a partilhar neste ano, as minhas e experiências e andanças pela horta.

Começo por um arbusto relativamente frequente nas nossas florestas e muito esquecido: o medronheiro (Arbutus unedo).
Esta planta pertence à família Ericaceae, a mesma da urze, do mirtilo, da camarinheira que dá as camarinhas, da azálea e do rododendro.
Está amplamente distribuída na Europa Ocidental e na região mediterrânica.

É muito conhecida no sul do nosso país, pela aguardente e licor de medronho. Outra utilização para os frutos é em compota.

O amadurecimento dos frutos, coincide com o aparecimento de flores. Os frutos novos que se formarem a partir daí, só irão estar maduros, no ano seguinte.
Dado o seu aspecto tão colorido, é cada vez mais usada como planta ornamental. E não necessita de grandes cuidados!

Há 1 mês, o medronheiro mais antigo do jardim estava assim. Passado 1 mês, ainda tem medronhos a amadurecer que espero poder vir ainda a comer.
Entretanto, já comprei mais dois pés. Nesta altura do ano ficam lindos!

Medronheiro (Arbutus unedo). Medronhos  a amadurecer e flores de medronheiro já a abrir.

30/10/2013

A colheita das nozes

De Setembro a Outubro, as nozes começam a cair das nogueiras. Mais cedo ou mais tarde, consoante a variedade. É muito bonito ver esta evolução. A casca e a polpa do fruto da nogueira começam a estalar, retraem-se e deixam ver a noz que entretanto, liberta, cai. Depois, é só apanhar e secar ao sol. Se esquecemos alguma, com grande probabilidade irá germinar e nascer uma pequena nogueira.
Um chuvada ajuda a abrirem e caírem mais depressa.
Há que ter algum cuidado para as mãos não ficarem pintadas com os sucos dos frutos. Aconselho vivamente o uso de luvas...

Fruto da nogueira quando inicia o processo que culmina com a libertação da noz.

Noz ainda agarrada ao fruto, quase a cair.

Nozes caídas da árvore, no chão. A chuva ajudou.

18/09/2013

Nogueira (Juglans regia)

A nogueira (Juglans regia) é uma planta da família Juglandaceae e da Ordem Fagales ou seja a mesma da faia, do vidoeiro, do castanheiro e do carvalho.
É uma árvore de folha caduca, originária do Sudoeste Asiático e Mediterrâneo Oriental. Foi trazida para a península pelos romanos e adaptou-se muito bem. De copa larga, pode atingir uma altura de 30 metros.
Dela se colhem as nozes que são nada mais que as sementes, através das quais se reproduz.
A madeira tem um elevado valor comercial.

Nesta altura do ano, os frutos estão quase a amadurecer e a abrir para libertar a noz. Este vai ser um bom ano de produção. É altura de cortar as ervas debaixo das nogueiras para facilitar a visualização dos frutos e das nozes que vão caindo no chão. Os esquilos não tardarão a aparecer para se deliciarem com este pitéu!

Nogueira (Juglans regia) - frutos

Nogueira (Juglans regia) - frutos

04/09/2013

Pêras no pomar

Este ano, é ano de pêras e maçãs. As árvores estão carregadas de fruta. A pêra Rocha não falta no quintal e já a provei. Como não trato a fruta com pesticidas, lá vai aparecendo algum bicho. No entanto, tenho-me deliciado a apanhá-las e a comê-las directamente da árvore. Realmente, o sabor é diferente, para melhor!

Esta pêra é um ex libris português, com origem em Sintra e actualmente produzida em grandes quantidades no Oeste. É mais um cartão de visita de excelente qualidade no exterior.

Pêra Rocha
Tenho outra variedade de pêra, que têm a casca parda, mas não sei qual o nome. O que é facto, é que é também deliciosa e já está boa para comer! Lembro-me de em criança dizerem que ajudava à polinização da pêra Rocha e por isso há tantas no pomar...

Pêra de casca parda

22/07/2013

As laranjas prometem

Em Junho ainda só havia flôr, agora já há laranjinhas verdes que estão a crescer. Lá para o Natal é quando vão ficar doces para apanhar.
A laranjeira é (Citrus x sinensis) é uma árvore da família das Rutaceae. É fruto do cruzamento feito na antiguidade entre 2 espécies: a cimboa (Citrus maxima) e a tangerina (Citrus reticulata).
Foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses e daí as laranjas serem conhecidas em muitos países da região dos Balcãs, Grécia e Turquia como "portuguesas" (nas respectivas línguas).

flôr de laranjeira

Laranjas verdes

17/07/2013

Poda verde das laranjeiras

Nesta altura do ano, as laranjeiras emitem rebentos novos no tronco. Esses rebentos devem ser retirados para manter a estrutura da árvore apenas com os ramos principais na base. Deste modo não se altera a arquitectura geral e não se retira alimento das outras partes, nomeadamente os frutos que já começam a crescer. É a chamada poda verde.
É muito fácil. Muitos até se tiram bem apenas com a mão, por ainda não terem consistência lenhosa.
No tronco desta laranjeira ainda se podem ver os locais onde foram retirados os que cresceram no ano anterior. Ficou uma ligeira elevação em botão, perfeitamente cicatrizada.

Poda verde das laranjeiras

12/07/2013

Maçã Reineta

A maçã (Malus domestica) pertence à família Rosaceae, tal como a pêra, o pêssego, a cereja, os morangos, as ameixas, etc. Existem milhares de cultivares, que foram sendo desenvolvidos.
Estas que estão a crescer no pomar são Reineta, uma variedade antiga oriunda da França.
São óptimas para cozinhar. Em compotas, tartes, bolos, purés, ficam sempre excelentes.
Não tenho por hábito tratar as árvores. Portanto, já sei que os frutos vão ficar com bicho. Se as fôr apanhando da árvore para consumir, mesmo antes de estarem completamente maduras, não ficam muito danificadas. O sabor é apenas um pouco mais ácido, mas cozinhadas não se nota e são incomparavelmente mais saudáveis.

Maçãs Reineta em desenvolvimento

20/06/2013

Damasqueiro (Prunus armeniaca)

Há 2 anos, um dos ramos principais do damasqueiro que há no pomar esgalhou com o peso da fruta. Achei que a árvore iria morrer de doença. 
Não aconteceu nada disso. Embora um pouco desequilibrada no porte está linda, viçosa e até tem alguns alperces já bem desenvolvidos. 
Este ano quase não há fruta nas árvores, a chuva e o vento deitaram tudo abaixo. Qualquer fruto é bem vindo!

Alperces em desenvolvimento

19/02/2013

A laranjeira finalmente recuperou!

Recuperação de laranjeira sujeita a poda drástica

Há cerca de 6 anos, esta laranjeira foi submetida a uma poda substancial, por secura extensa. Os ramos grossos foram cortados e foi-me dito que a planta iria recuperar.
Fiquei desolada.

Desde aí, notou-se sempre no Verão o desabrochar de novos ramos nos troncos. Nos citrinos isso acontece muito.
Sempre ouvi falar na "poda verde", para não "tirar força" à planta. Esta poda consiste em tirar os ramos verdes novos que vão aparecendo nos troncos mais grossos,  no Verão.

Comecei a fazer isso na laranjeira. Tirei os ramos verdes que foram aparecendo na base do tronco, mas deixei os que nasciam mais próximo dos topos cortados, para tentar formar uma nova copa.

Ao longo destes anos, parecia que não iria resultar, mas no ano passado, resolvi não fazer horta debaixo da laranjeira para não danificar as raízes que são superficiais.
Parece ter dado resultado. A copa compôs-se e já deu 4 laranjas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...