Mostrar mensagens com a etiqueta estufas e estufins. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta estufas e estufins. Mostrar todas as mensagens

14/04/2014

Tomateiros e pimenteiros novos

Este ano, quando o tempo começou a aquecer em Março, vi plantas de tomateiros (coração de boi de trepar, redondo rasteiro e redondo de trepar) e pimenteiros vermelhos à venda e resolvi experimentar a plantar mais cedo do que é habitual (lá para final de Abril ou início de Maio). Resguardei-os da descida da temperatura da noite com estufins improvisados de garrafões de água e de alguma chuva que depois acabou por vir.
Têm estado a aguentar-se e até já tirei os garrafões durante o pico de calor.

Entretanto, semeei mais alguns tomates cereja vermelhos e amarelos, mas para colocar longe destes.
É que os tomateiros cereja e chucha, tenho por experiência, serem mais sensíveis às doenças e depois contagiam os outros.

Como não encontrei à venda pimenteiros amarelos, também semeei com sementes colhidas de um pimento que comprei no supermercado. Espero que não seja um pimento oriundo de uma planta F1 (híbridos), senão posso não ter sorte nenhuma e não serem amarelos!
Até vai ser interessante ver o resultado.

Tomateiros acabados de plantar (23-3-2014) e resguardados em estufim improvisado

Pimenteiros acabados de plantar (23-3-2014) e resguardados em estufim improvisado

05/03/2014

Alfaces no estufim

Em Dezembro, mudei algumas alfaces de cortar as folhas (Red Salad Bowl e Salad Bowl verte) e alfaces lisas (Brune d'Hiver) para um estufim novinho. Em Fevereiro, plantei mais algumas frisadas.
Apesar do tempo já decorrido, só recentemente, quando os dias começaram a ficar maiores é que começaram a crescer mais rapidamente.
De facto, mesmo em estufa, as alfaces no Inverno demoram mais tempo até à maturação do que na Primavera.
Claro que as condições também são boas para as ervas. Há que as retirar com cuidado, para não danificar as alfaces e não lhes tirarem alimento.

Só é pena este estufim não ter uma abertura do lado contrário. É muito difícil lá chegar e não é prático retirá-lo do canteiro para fazer os trabalhos...

Alfaces de cortar as folhas  (Red Salad Bowl e Salad Bowl verte) e ao fundo, alfaces lisas (Brune d'Hiver).

Alfaces frisadas no estufim


16/12/2013

Estufim para as hortículas mimosas

Nunca consigo ter hortículas mimosas que não resistam ao frio, no Inverno. As alfaces incluem-se nesse grupo. 

Este ano tive finalmente a sorte de encontrar um estufim à venda na Agriloja, que me pareceu relativamente resistente e de preço acessível. 
180x120 cm são dimensões bastante razoáveis, que já permitem cultivar alguma quantidade de, por exemplo, alfaces.

Pois pus mãos à obra! Tinha semeado há pouco tempo em cuvetes, umas variedades novas de alfaces e decidi mudá-las para um canteiro e colocar o estufim por cima.

Em seguida, fixei com os arames que vinham na embalagem, mas para reforçar, coloquei uns tijolos nas bordas do plástico para o vento não destruir tudo.

Na semana seguinte, reforcei com mais alguns grampos de fixar relva artificial que cravei na terra, apanhando as argolas existentes nos cantos do estufim.

Até agora, tem estado tudo bem. É interessante ver a quantidade de água que se condensa por dentro do plástico, quando o dia cai e arrefece. Parece mesmo estar a resultar. Entretanto, as alfaces no final da primeira semana, já pareciam estar pegadas.
Vamos ver se chegam a bom porto...

Estufim Progarden (180x120 cm) com abertura e perciana

Estufim Progarden

Alfaces plantadas antes de colocar o estufim em cima.

29/11/2013

Estufins improvisados

Com a chegada do frio, muitos vegetais ressentem-se e deixam de crescer com a rapidez que gostaríamos. É o caso das alfaces. Gostam de temperaturas amenas para se desenvolverem bem. 

Tinha plantado algumas alfaces no início de Outubro, no canteiro onde também estão cebolas do cedo (temporãs). As alfaces e as cebolas dão-se muito bem, perto umas das outras. Como havia algumas falhas nas cebolas, plantei nesses espaços.

O frio chegou e começaram a sofrer. Decidi experimentar fazer uns estufins com garrafões de água vazios, aos quais cortei o fundo com uma faca afiada.
Depois, foi só espetar uma vara ao lado de cada alface e enfiar o garrafão, tendo o cuidado de não danificar a alface.

Quando a noite começa a cair, aparecem pequenas gotas de condensação no interior, denotando a diferença de temperatura entre o interior e o exterior do garrafão.
Espero que elas gostem e cresçam bem!

Estufins improvisados com garrafões de água para as alfaces (início de Novembro)

Estufim improvisado para alface

Alfaces e cebolas, convivem muito bem em proximidade (alfaces plantadas no início de Outubro)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...