Mostrar mensagens com a etiqueta pragas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta pragas. Mostrar todas as mensagens

25/06/2014

Espantalhos nos morangueiros

Desde que os morangueiros começaram a produzir, rapidamente me apercebi que os pássaros iam ser um concorrente forte da colheita.
Bastou uma semana de morangos picados!
Algo esvoaçante que faça barulho pode fazer e fez a diferença.
Espetei estrategicamente uns paus na terra, 3 por canteiro e atei um saco de plástico apenas por uma asa em cada um. Desde aí os morangos que apareceram estragados, foram os danificados por lesmas e caracóis, muito poucos, em comparação com o que acontecia antes.
O raio de acção destes espantalhos é relativamente grande, pois durante semanas os melros, as rolas, os pardais-telhado, os verdilhões e afins, até deixaram de ir beber e tomar banho ao bebedouro que fica a cerca de 20 metros!

Espantalhos nos morangueiros, para afugentar os pássaros

31/01/2014

Beterrabas e cebolinhas de Primavera

As beterrabas, que decidi cultivar em travesseiros estão a desenvolver-se bem. Foi para evitar que os ratos as roessem. Semeadas inicialmente em cuvetes e depois transplantadas para aqui têm crescido e parecem estar a gostar do sítio. São de várias variedades, com polpa da raiz de várias colorações.

As saladas ficam com aspecto muito bonito.

Das que semeei no Verão directamente em canteiro, consegui colher bastantes, antes que os ratos as tivessem descoberto, utilizando um truque. Coloquei raticida em pastilhas debaixo de uma telha próximo do canteiro e quando já estavam grandes, apanhei-as quase todas e guardei na gaveta dos legumes no frigorífico, num saco fechado. Aguentaram-se bem 3 semanas. As que não apanhei, finalmente lá foram descobertas pelos ratos...

As cebolinhas de Primavera (Spring onions), também estão a desenvolver-se bem. Semeadas no local definitivo, gosto de as colocar em travesseiros, pois não se perdem no meio das ervas, o que aconteceria por certo, se as tivesse semeado em alfobre directo num canteiro.

Beterrabas cultivadas em travesseiros e cebolinhas de Primavera.

Beterrabas de polpa branca em desenvolvimento (Outubro 2013)

01/08/2013

Beringelas e o pulgão

As beringelas também apanharam doença este ano. Há algumas semanas tudo parecia correr bem.

Beringelas à esquerda, repolhos coração de boi e nabos greleiros temporão especial (15 Junho)

No início de Julho detectei que as folhas estavam com pulgão na sua página inferior. No chão viam-se carreiros de formigas, que abundam desde que o clima mudou para a versão quente, há alguns anos...

Beringelas com pulgão (6 Julho)
Ora é conhecida a relação de simbiose existente entre estes seres, pelo tive que tomar medidas.
No ano passado tinha plantado cravos-da-índia à volta do canteiro, mas este ano, o alfobre deles não nasceu. Estas plantas, pelo seu cheiro desagradável afugentam os pulgões. Descobri ainda duas nascediças e mudei-as para o canteiro.

Pulverizei com insecticida dito natural, tendo o cuidado de atingir a página inferior das folhas, mas só depois vi nas letras miudinhas que tinha piretrina e outros componentes que me soaram a sintético e não natural.
O que é facto, é que passada uma semana já quase não havia pulgões, nem formigas. Mesmo assim, repeti a dose.

Beringelas com aspecto mais saudável e cheias de flôr (13 Julho)
Beringelas - aspecto geral do canteiro (13 Julho)
Uma semana depois, algumas folhas estavam secas. Fiquei desconfiada se não seria outra doença ou consequência do efeito dos pulgões nas folhas. Enfim, limpei as plantas cuidadosamente destas folhas secas.

Beringelas com folhas secas e em baixo vê-se um cravo-da-índia (20 Julho)
Beringelas com folhas secas (20 Julho)

E verifiquei que estavam cheias de frutos!!!!

Beringelas cheias de frutos (20 Julho)


08/07/2013

Favas para semente

Vagens secas de favas ainda nas plantas 




A meio de Junho, as favas já estavam com aspecto seco, para poderem ser apanhadas e colocadas mais algum tempo no exterior. 

Deixando-as chegar a este ponto, garantimos que a fava se desenvolveu até ao final da maturação, adquirindo todas as propriedades que permitirão obter uma germinação de 100% e plantas saudáveis quando forem semeadas. 

Vagens secas de favas ainda nas plantas 
Favas a secar no exterior



A desidratação das favas com a secagem no exterior quando o tempo o permite, faz com que se mantenham   em boas condições até à altura de semear, sem apanharem bolores, nem apodrecerem.










Ao fim de alguns dias de secagem no exterior, descascam-se e habitualmente guardo-as em frascos de vidro com tampa, para não entrarem gorgulhos.
Depois disto, segue-se um tratamento "de choque" anti-gorgulho, que não altera o poder germinativo pois estão bem secas: passarem 24 horas na arca frigorífica.

Finalmente, depois da colocação de uma etiqueta com o ano de colheita, estão prontas para semear!


25/06/2013

Nabo globo roxo 60 dias e larva da raiz

Deste que iniciei a minha actividade na horta "por conta própria", este foi o primeiro ano em que os nabos cresceram na horta, atingindo dimensões de verdadeiro nabo. Atribuo à chuva e à temperatura mais fresca. No entanto, sempre me lembro que ao fim de algum tempo de estarem desenvolvidos, ficam com uns canais por dentro do tubérculo, conseguindo-se por vezes apanhar a larva. Não sei como tratar isto, nem como se chama a doença. Talvez seja a mosca do nabo, mas os meus só ficam com aspecto apodrecido ao fim de muito tempo na terra.
A rotação de culturas tem ajudado a minimizar o problema. Em todo o caso, tento não fazer grandes canteiros, para poder consumi-los antes que fiquem doentes.

Nabos globo roxo 60 dias

Nabo globo roxo 60 dias com cicatrizes no tubérculo, sinal que já está contaminado com a larva

20/06/2013

Estragos na horta (ratos? toupeira?)

As minhas couves lombardas estavam tão lindas até que os ratos ou a toupeira fizeram uma galeria mesmo por baixo de uma das filas deixando-as completamente de rastos. Tentei salvar a situação calcando a terra com a mão, tentando adivinhar o trajecto do túnel. Depois de regadas e felizmente temperatura ambiente não muito elevada, passada uma semana já tinham arrebitado e crescido mais um pouco. As ervas também...
Espero que não volte a acontecer, mas de facto, quando existem estes animais todos no quintal, é difícil que não façam estragos.

Couves lombardas murchas após construção de galeria por baixo (ratos? toupeira?)

Couves lombardas recuperadas

11/05/2013

Piolho-das-favas

O piolho-das-favas é um afídeo que coloniza a parte terminal das faveiras, onde as folhas e o caule são mais tenros.
Rapidamente colonizam todo o faval se não se tomarem medidas.

Piolho-das-favas
Piolho-das-favas


















Como prevenção deve-se cortar o caule na ponta, de modo a remover com ele 2 andares de folhas, quando as plantas já deram flor e já têm vagem a formar-se.

Isso faz com que as energias da planta se concentrem na formação dos frutos, deixando de haver as condições ideais para desenvolvimento dos parasitas.

Prevenção do piolho-das-favas (cortar as pontas às faveiras)


Quando não se faz isto atempadamente e os piolhos aparecem, o melhor remédio é cortar então as pontas. 
Se as favas estiverem quase formadas resolve. 

Há quem pulverize com uma solução de urtigas dissolvidas em água. Nunca experimentei.

Este ano não tive tempo de fazer a prevenção e apanharam o dito piolho-das-favas. Cortei as pontas com os piolhos e espero ter resolvido o problema. 

Devem-se destruir os restos para os afídeos não colonizarem outras plantas, como feijões, beterrabas, batatas e outras plantas.




As favas estão quase boas para colher e as faveiras mantiveram-se erguidas com um fio preso a estacas com que as rodeei.

Faveiras sustentadas por um fio em toda a volta, para não tombarem


25/04/2013

Plantações de Primavera

Finalmente um pouco de tempo para me sentar calmamente a rever o muito que fiz na horta, no pouco tempo que tive disponível no penúltimo fim-de-semana!
Mal a chuva parou, assim que tive oportunidade, iniciei as plantações de Primavera (que este ano já estão muito atrasadas).
Comprei várias plantas para a horta, pois como não houve tempo para as semear, assim já dá algum avanço.

Algumas alfaces de folha frisada, pimenteiros amarelos e vermelhos, espinafres da Nova Zelândia (Tetragonia tetragonoides), courgettes e tomateiros. 

Alfaces frisadas



As alfaces foram postas num canteiro com bordos elevados a pensar na rega, pois parece que as temperaturas elevadas não vão demorar a chegar. 

Algumas das que tinha posto 15 dias antes foram comidas pelos caracóis. Desta vez, coloquei um cinza em toda a volta do canteiro, para os caracóis ficarem retidos e não passarem essa linha.

As do fundo, já estão mais desenvolvidas. Estão há 1 mês, no canteiro.




Nunca tinha comprado pimentos amarelos. Plantei-os misturados com os vermelhos. 
Vai ficar bonito quando derem fruto!



Pimenteiros
Pimenteiros e couves coração-de-boi (ao fundo)

As couves coração-de-boi estão muito bonitas. Não foram roídas na raiz pelos ratos e puderam desenvolver-se bem. A telha que serviu de guarda ao isco cumpriu a sua função. 

Curiosamente, quando preparava o terreno e tirei as ervas voltei a telha e estavam imensos caracóis escondidos por baixo. Afinal a telha também serve de ratoeira para os caracóis.

Distribuí mais em redor, para que não me comam a horta!


Espinafres da Nova Zelândia (Tetragonia tetragonoides

Os espinafres da Nova Zelândia que tinha plantado há 2 semanas, já dão mostras de estar a pegar. 

As ervas é que não dão tréguas. Com o pouco tempo que tenho para estes serviços, tenho que tentar equilibrar a vertente tirar ervas, com a de plantar horta!

Cavei o resto do canteiro e pus os restantes espinafres que comprei na Agriloja.





As cebolas no lado direito do canteiro têm continuado a dar folhas com fartura para as saladas e outras utilizações. Ficam uma delícia!

As 4 courgettes também tiveram direito a um canteiro, mas já sem fotografia, pois o sol já estava quase a desaparecer...

Tomateiros
Para os tomateiros, já não houve tempo de cavar mais terreno! 
Tive que os pôr em vasos para continuarem o crescimento e na próxima oportunidade serem transplantados para a horta.

Comprei tomateiros coração de boi, redondos rasteiros e xuxa de trepar.

Os xuxa vieram por engano. Tinha decidido não voltar a comprar mais destes, pois verifiquei que tal como os tomates cherry, são mais susceptíveis de apanhar míldio.

Vou ter que os plantar longe dos outros, para minimizar contaminações...

Tomateiros
No final do dia nem me conseguia mexer...e no dia seguinte pior...É nestas alturas que descobrimos músculos que nem suspeitávamos ter!

06/03/2013

As favas ainda estão atrasadas

As favas ainda estão um pouco atrasadas. Já tinham sido atacadas pelos ratos que comeram 3 pés. Antes que as cortassem todas, pus umas ratoeiras com telhas e parece ter dado resultado.
Não comeram mais nenhuma.

Se tudo correr bem, irão frutificar em Maio.
Já coloquei umas estacas nos cantos e um fio para não tombarem com o vento e/ou o peso da planta. Nos anos anteriores, foi isso que as manteve erectas.

Faveiras com 1,5 meses (semeadas em Dezembro)
Faveiras 2 semanas depois

08/01/2013

Semear favas

Nas férias do Natal pude desenvolver alguns trabalhos mais aturados na horta.
Semear favas foi um deles.
Depois das chuvas, a terra estava mais molhada e consequentemente mais pesada. Foi um pouco mais cansativo, mas fez-se!

Como sempre, preparei primeiro o canteiro. Cavei, pus terra de compostagem nos sulcos abertos com a enxada, mas não pus estrume, pois como as favas fixam azoto nas raízes, estaria a favorecer o crescimento da rama, em detrimento do crescimento das vagens com o fruto.

Em seguida, coloquei uma fava a cerca de 4 cm de profundidade, distanciadas entre si mais ou menos um palmo.
Por experiência, é importante usar sementes colhidas na época anterior, pois se tiverem mais do que um ano, o poder germinativo baixa consideravelmente.
Ou seja, temos o trabalho de as semear e depois nascem pouquíssimas...
Costumo guardá-las num frasco de vidro, com tampa, para não apanharem humidade, nem gorgulho.
As favas não exigem cuidados de maior, por isso o retorno é sempre muito reconfortante.

Ainda estamos a tempo de semear mais favas. É isso que tenciono fazer no próximo fim-de-semana.
No ano passado, houve uns ventos em Março que deitaram por terra as favas dos vizinhos. As minhas, como tinham sido semeadas mais tarde, ainda estavam pouco desenvolvidas e aguentaram-se firmes.
No final produziram muito bem.

Vamos ver o que acontece este ano.

Semear favas

14/12/2012

É altura de plantar morangueiros

Começam a ver-se os primeiros pés de morangueiro à venda. Na semana passada comprei logo 2 molhos da variedade "Diamante", que traziam 20 pés cada. No fim-de-semana estiveram uns dias muito bonitos sem chuva e plantei-os.
Durante o tempo de espera, tive cuidado para que as raízes não secassem, borrifando-as com alguma água, mas também não as fechei num plástico para não apodrecerem.

Escolhi um canteiro com exposição solar, pois os outros que tenho estavam debaixo de uma macieira e a com sombra em demasia, morriam alguns pés.
Acho que agora vão ficar melhor.

Primeiro preparei o terreno, cavando carreira a carreira. Antes de cobrir o sulco deixado no final de cavar cada uma, enchi com terra de compostagem e um pouco de estrume por cima. Em seguida, cavei novo sulco, colocando a terra por cima do preparado anterior e assim sucessivamente. No final, alisei a terra de modo a ficar tudo nivelado.

Nesta cama fofa, distribuí os morangueiros pelo terreno disponível, para ficarem a igual distância uns dos outros. Em seguida, foi só abrir um pequeno buraco para os plantar, tendo o cuidado de as raízes não ficarem dobradas e a transição entre raízes de caule, ficar ao nível da terra. Não foi necessário molhá-los primeiro, porque tinha chovido no dia anterior e a terra estava bem molhada.

Não coloquei plástico, porque por experiência anterior, os caracóis e lesmas alojavam-se debaixo dele, próximo dos furos e comiam a produção toda. Assim, vou ter que tirar mais vezes as ervas, mas acho que compensa. Este ano tenciono experimentar a colocar palha por entre as plantas para os morangos ficarem mais limpos e não nascerem tantas ervas.

Espero ter uma boa safra de morangos na Primavera e no Verão.

Plantar morangueiros

28/11/2012

Doença dos nabos greleiros e nabiças

Detectei recentemente que as folhas dos meus nabos greleiros foram atacadas por uma doença.
Não é a primeira vez que isto acontece. No Verão, as nabiças também já tinham apresentado este aspecto.

Pesquisei na internet, mas todas as imagens e descrições de doenças dos nabos que vi, não coincidem com o aspecto desta.

Na minha modesta opinião de leiga no assunto, parece-me tratar-se de uma infestação de cochonilhas.
Detectam-se na página inferior da folha, em aglomeratos de pequenos cículos esbranquiçadas de aproximadamente 1-1,5mm de diâmeto, muito ligeiramente sobre-elevados e que provocam descoloração visível na página superior da folha no local onde se concentram. As folhas mais antigas, são as mais atacadas.

Não sei se esta chuva teve influência, mas no Verão, as nabiças também eram regadas e tiveram o mesmo problema.

Doenças dos nabos greleiros e nabiças


20/11/2012

Hortelã e Menta

Apesar do tempo mais frio e chuvoso que se tem feito sentir, a hortelã e a menta estão com um aspecto óptimo. Completaram o seu ciclo no Verão, dando flor e secando.
Agora, estão a rebentar de novo.

São plantas invasivas e se não as estivermos sempre a arrancar nos canteiros da horta, ou as circundarmos com uma lâmina de plástico, como as que se usam nos canteiros com relva, invadem tudo. 
Neste caso, interessa-me que as raízes estejam livres, pois como estão próximo dos canteiros onde estão os alhos franceses e onde irei colocar as cebolas e os alhos, irão afugentam os ratos com o seu aroma intenso. 

Hortelã


Menta


25/10/2012

Couves coração de boi e lombarda

Este fim-de-semana continuei a saga das plantações e sementeiras para o Inverno!
Gosto muito das couves coração de boi. Dão uns repolhos pequenos muito saborosos que dão para cozer ou para pôr na sopa. Plantei mais uns 30 pés no canteiro onde antes tinha courgettes. É importante ir rodando as plantações, para reduzir a possibilidade de ficarem doentes. O terreno foi cavado, juntei terra de compostagem e estrume. Ficou um substrato fofo e rico. Espero que gostem!

Couves coração de boi
As couves plantadas há 5 semanas já estão crescidas. Com este tempo húmido e com temperatura amena, tem sido óptimo para as culturas. O pior são as ervas. Já tive que mondar este canteiro, pois as ervas já estavam a abafar as couves...O que vale é que nesta fase são ainda frágeis e fáceis de arrancar à mão.

Couves lombarda (mais próximas) e coração de boi (ao fundo)

17/09/2012

Colheita e armazenamento dos feijões

No fim-de-semana passado apanhei os feijões que tinha deixado ficar na planta para semente.
Feijoeiros
As maior parte das vagens já estava a querer secar.
Feijões vingados
Para poder aproveitar o azoto que as plantas fixaram nas raízes (as leguminosas têm essa propriedade), cortei os pés e deixei ficar a raiz na terra.
Pés de feijão cortados
Uma vez as vagens separadas da planta, foram expostas ao sol, para secar o grão.
Feijão a secar ao sol
Nesta altura é frequente o gorgulho já ter picado o feijão e deposto os seus ovos, que irão eclodir mais tarde e dar aquele aspecto furado.
Para evitar isso, depois de descascar as vagens, coloquei num frasco de vidro e pus 24h na arca frigorífica para os matar.

Este processo não tira poder germinativo aos grãos. Já fiz a experiência. Se estiverem bem secos, não há qualquer problema. devem depois manter-se hermeticamente fechados para não voltarem a ser picados.

Quando quero guardar para consumo, até deixo estar mais dias, evitando assim o uso de insecticidas.

10/09/2012

Beringelas sem químicos

Finalmente consegui ter as tão almejadas beringelas. Plantar os cravos-da-índia próximo resultou.
Continuam sem pulgão e de boa saúde. Já apanhei alguns frutos, não muito grandes, mas para experiência, valeu a pena.
Recomendo!

Beringelas e cravos-da-índia

Além disso, a flôr destes cravos dá uma alegria à horta que até nos sentimos melhor.
Fica tudo mais bonito?

Cravos-da-índia para repelir pulgões

27/08/2012

Colheita das cebolas


Este fim-de-semana apanhei as cebolas do tarde (variedade Valenciana tardia) e as cebolas roxas (Morada de Amposta). Já tinham algumas folhas secas e portanto, estavam boas para apanhar. Cortei a rama, deixando aproximadamente 4-5 cm agarrado ao bolbo, mas aproveitei toda a que estava verde para os cozinhados. No frigorífico num saco fechado aguenta-se alguns dias. Os bolbos de cebolas foram postos ao sol, para secarem e se conservarem no Inverno.

Este ano distribui pelo jardim pés de cravos da Índia para afugentar os pulgões. Ficou uma horta muito colorida e este é um pormenor dos que ficaram no canteiro das cebolas.

Cebolas roxas (Morada de Amposta) e cravos da Índia

Courgettes doentes

Enfim, como sempre as courgettes acabaram por apanhar doença. As folhas ficam salpicadas de um pó fino, amarelecidas e a produção cai abruptamente, ficando os frutos amarelecidos, sem crescer e por vezes podres. Penso que é míldio.
Plantas de courgettes com fungos
Este ano decidi tomar medidas drásticas sem usar produtos químicos:
- tirei as ervas todas meticulosamente
- cortei todas as folhas que apresentavam sinais de doença, deixando só o núcleo de folhas mais recente.
Tratar courgettes doentes

Fiz isto há 2 semanas e já começaram a produzir de novo courgettes sãs.

Plantas de courgette após tratamento de poda radical

11/08/2012

Os ratos roeram o funcho!

Estou estupefacta! Tão lindos que estavam os pés de funcho e os ratos roeram-nos todos! Nunca tinha acontecido com o funcho. Na verdade já desisti de semear cenouras por acontecer sempre isto. No Inverno atacam os alhos franceses, as beterrabas e por vezes as cebolas, mas no Verão com tanto que comer e logo vieram atacar o funcho!

Já usei vários estratagemas para não acontecer. No Inverno ponho as cebolas perto de hortelão pimenta e menta para o cheiro os afugentar. Já pus também raticida em pastilhas debaixo de telhas e que me parece deu algum resultado. Agradeço sugestões?
Funcho roído dos ratos

30/06/2012

Finalmente temos alhos franceses!

Os alhos franceses, plantados em Abril, já estão crescidos o suficiente para apanhar. Habitualmente podem-se deixar na terra e ir consumindo à medida das necessidades. Infelizmente, desde há dois anos, os ratos têm atacado e comem a parte subterrânea. Demorei algum tempo a perceber isto. Pensava que estavam doentes, porque as folhas murchavam! Até que um dia vi um que tinha sido recentemente roído e percebi tudo!
Desde essa altura, vigio os alhos e quando o primeiro cai por terra, significa que tenho que apanhar os outros todos e metê-los na arca, senão vai-se um por noite!

Estes estão mesmo no ponto para começarem a ser atacados!
Alguém sabe como evitar isto?

Alhos franceses

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...