Durante o tempo de espera, tive cuidado para que as raízes não secassem, borrifando-as com alguma água, mas também não as fechei num plástico para não apodrecerem.
Escolhi um canteiro com exposição solar, pois os outros que tenho estavam debaixo de uma macieira e a com sombra em demasia, morriam alguns pés.
Acho que agora vão ficar melhor.
Primeiro preparei o terreno, cavando carreira a carreira. Antes de cobrir o sulco deixado no final de cavar cada uma, enchi com terra de compostagem e um pouco de estrume por cima. Em seguida, cavei novo sulco, colocando a terra por cima do preparado anterior e assim sucessivamente. No final, alisei a terra de modo a ficar tudo nivelado.
Nesta cama fofa, distribuí os morangueiros pelo terreno disponível, para ficarem a igual distância uns dos outros. Em seguida, foi só abrir um pequeno buraco para os plantar, tendo o cuidado de as raízes não ficarem dobradas e a transição entre raízes de caule, ficar ao nível da terra. Não foi necessário molhá-los primeiro, porque tinha chovido no dia anterior e a terra estava bem molhada.
Não coloquei plástico, porque por experiência anterior, os caracóis e lesmas alojavam-se debaixo dele, próximo dos furos e comiam a produção toda. Assim, vou ter que tirar mais vezes as ervas, mas acho que compensa. Este ano tenciono experimentar a colocar palha por entre as plantas para os morangos ficarem mais limpos e não nascerem tantas ervas.
Espero ter uma boa safra de morangos na Primavera e no Verão.
Plantar morangueiros |
Sem comentários:
Enviar um comentário