Finalmente um pouco de tempo para me sentar calmamente a rever o muito que fiz na horta, no pouco tempo que tive disponível no penúltimo fim-de-semana!
Mal a chuva parou, assim que tive oportunidade, iniciei as plantações de Primavera (que este ano já estão muito atrasadas).
Comprei várias plantas para a horta, pois como não houve tempo para as semear, assim já dá algum avanço.
Algumas alfaces de folha frisada, pimenteiros amarelos e vermelhos, espinafres da Nova Zelândia (Tetragonia tetragonoides), courgettes e tomateiros.
Alfaces frisadas |
As alfaces foram postas num canteiro com bordos elevados a pensar na rega, pois parece que as temperaturas elevadas não vão demorar a chegar.
Algumas das que tinha posto 15 dias antes foram comidas pelos caracóis. Desta vez, coloquei um cinza em toda a volta do canteiro, para os caracóis ficarem retidos e não passarem essa linha.
As do fundo, já estão mais desenvolvidas. Estão há 1 mês, no canteiro.
Nunca tinha comprado pimentos amarelos. Plantei-os misturados com os vermelhos.
Vai ficar bonito quando derem fruto!
Pimenteiros |
Pimenteiros e couves coração-de-boi (ao fundo) |
As couves coração-de-boi estão muito bonitas. Não foram roídas na raiz pelos ratos e puderam desenvolver-se bem. A telha que serviu de guarda ao isco cumpriu a sua função.
Curiosamente, quando preparava o terreno e tirei as ervas voltei a telha e estavam imensos caracóis escondidos por baixo. Afinal a telha também serve de ratoeira para os caracóis.
Distribuí mais em redor, para que não me comam a horta!
Espinafres da Nova Zelândia (Tetragonia tetragonoides) |
Os espinafres da Nova Zelândia que tinha plantado há 2 semanas, já dão mostras de estar a pegar.
As ervas é que não dão tréguas. Com o pouco tempo que tenho para estes serviços, tenho que tentar equilibrar a vertente tirar ervas, com a de plantar horta!
Cavei o resto do canteiro e pus os restantes espinafres que comprei na Agriloja.
As cebolas no lado direito do canteiro têm continuado a dar folhas com fartura para as saladas e outras utilizações. Ficam uma delícia!
As 4 courgettes também tiveram direito a um canteiro, mas já sem fotografia, pois o sol já estava quase a desaparecer...
Tomateiros |
Para os tomateiros, já não houve tempo de cavar mais terreno!
Tive que os pôr em vasos para continuarem o crescimento e na próxima oportunidade serem transplantados para a horta.
Comprei tomateiros coração de boi, redondos rasteiros e xuxa de trepar.
Os xuxa vieram por engano. Tinha decidido não voltar a comprar mais destes, pois verifiquei que tal como os tomates cherry, são mais susceptíveis de apanhar míldio.
Vou ter que os plantar longe dos outros, para minimizar contaminações...
Tomateiros |
Sem comentários:
Enviar um comentário