As abóboras que nasceram pelo quintal ficaram bem grandes. A maioria, resultou de hibridação entre as várias variedades que tenho por hábito cultivar. Estas, parecem-me um cruzamento entre courgette e abóbora porqueira, tendo em atenção o porte e conformação que a planta foi adquirindo e os frutos.
Falta pouco para a colheita! Os pés das abóboras ainda estão verdes, por isso vou deixar mais uns dias. Quando estiverem secos, é a altura certa.
Afinal a colheita total até se está a compôr, mas mantenho: devem ficar bem afastadas, para produzir algo que se veja!
|
Abóboras quase boas para apanhar |
Olá,
ResponderEliminarPosso estar enganado - e por favor corrija - mas acho que a abóbora "porqueira" também se chama abóbora menina!
Em todo o caso posso-lhe assegurar, que no que você se refere "à hibridação" está enganada, ou seja: não há possibilidade (*) de hibridação entre o género Cucurbita Maxima (= abóbora porqueira) e o género Cucurbita Pepo (= Courgettes), ou outro qualquer género de Curcubita.
A hibridação só é válida entre espécies do mesmo género, ou seja: uma abóbora do género Cucurbita Maxima só se pode hibridar com outra espécie do mesmo género. Idem com a Cucurbita Pepo, etc.
(*)- A hibridação entre géneros diferentes só é possível em laboratório. Na própria natureza apesar de por vezes tal acontecer, a verdade é que as sementes dessa hibridação são simplesmente estéreis, e como tal nunca se saberá o que daí nasceria.
Outro aspecto importante a reter entre Géneros de Cucurbitaceas - e que serve como sinal de distinção/referência - é as folhas de cada Género, ou seja: pelas folhas sabe-se a que Género pertence tal Cucurbita.
Cucurbita Pepo:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cucurbita_pepo-feuille001.jpg
Cucurbita Maxima:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Feuille_C_maxima001.jpg
Cucurbita Moschata:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cucurbita_moschata_leaves.jpg
Cucurbita Ficifolia:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cucurbita_ficifolia_-_feuille01.jpg
FONTE:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Courge
Saudações,
António
Olá!
EliminarMuito obrigada por toda a informação.
Quanto ás abóboras porqueira e menina, são de facto diferentes. A porqueira tem a casca amarela e por vezes variegada de tons de verde e a polpa amarelo claro. A menina tem a casca laranja acinzentada e a polpa espessa e laranja forte, com um sabor intenso a abóbora. As folha da menina têm mais manchas acinzentadas do que as da porqueira (nome derivado do seu uso mais frequente para alimentar o gado).
Cps
Beta
Cucurbita é o género, as espécies são Cucurbita pepo e Cucurbita maxima (ambas do mesmo género - Cucurbita). Será então uma impossibilidade de hibridizarem em natureza das espécies deste género?
EliminarÉ que são inúmeros os exemplos de híbridos de espécies do mesmo género que ocorrem naturalmente. Por exemplo os carvalhos (género Quercus) de várias espécies hibridizam naturalmente no bosquete português, as palmeiras por ex. do género Phoenix também, sendo difícil obter sementes puras quando existem espécies diferentes do mesmo género próximas (de tal modo é fácil a sua hibridização).
Se assim fôr resolve muitos problemas de espaço nas hortas e podem-se guardar sementes de courgette com mais confiança para semear no ano seguinte.
Obrigada
Cps
Beta
Olá,
ResponderEliminarEm relação à hibridação de carvalhos e outras árvores não lhe sei responder de todo, pois não posso supor ou "diagnosticar" que tal seja como na família das cucurbitáceas!
O Género Cucurbita pertence à família das Cucurbitáceas (esta última possui mais de 130 Géneros, entre os quais a Cucurbita Pepo - que possui bastantes espécies=Courgettes, e a Cucurbita Maxima, que igualmente possui enorme quantidade de espécies).
Cucurbita é uma palavra latina que significa abóbora/cabaça.
Falar "Cucurbita" só por si não significa muito (...), ou melhor, Cucurbita significa 12 ou 14 espécies/géneros da família das Cucurbitáceas.
A Cucurbita Pepo (Courgettes) é um desses Géneros. Assim como também o é a Cucurbita Maxima mas, estes dois géneros (etc) que apesar de serem da mesma família das Cucurbitáceas, não o são efectivamente de Géneros idênticos e como tal não há possibilidade de hibridação entre ambos. Como já o referi, a hibridação só é possível nas espécies dentro dos Géneros, ou seja: se você cultivar na sua horta a Courgette espécie X e a Courgette espécie Y vai haver com certeza uma hibridação. Idem se cultivar duas espécies do Género Cucurbita Maxima.
Pode cultivar à vontade na sua horta uma espécie de cada Género. Exemplo.
- Uma espécie de melancia (Citrullos Lanatus = Cucurbitácea) : Orangeglo (etc.)
- Uma espécie de melão/meloa (Cucumis Melo = Cucurbitácea) : Casca de Carvalho (etc)
- Uma espécie de pepino (Cucumis Sativis = Cucurbitácea) : Satsuki Madori (etc)
- Uma espécie de courgette (Cucurbita Pepo = Cucurbitácea) : Black Beauty (etc)
- Uma espécie de abóbora do género Cucurbita Maxima = Cucurbitácea : Rouge vif d'Étampes (etc)
- Uma espécie de abóbora do género Cucurbita Moschata = Cucurbitácea : Musquée de Provence (etc)
- E pode cultivar à vontade a abóbora Chila (Cucurbita Ficifolia = Cucurbitácea), pois esta é a única espécie que existe dentro do género.
Se reparou bem, a única "semelhança" que sobressaiu entre todos estes géneros foi a palavra "Cucurbitáceas", pois todas são da mesma família.
Outra coisa que sublinho é que só pode cultivar mesmo uma espécie por género, ou seja = exemplo: não pode cultivar o melão X e a meloa X pois pertencem ambos ao mesmo género (Cucumis Melo), apesar de um ser oval e o outro redondo, etc.
No fundo pode cultivar tudo o que quiser na sua horta mas, se quiser recolher sementes "puras", terá de seguir as "normas" acima mencionadas.
Veja o post/artigo que já fiz no meu blogue sobre o tema:
http://paixaodahorta.blogspot.pt/2012/01/potimarron-generos-de-cucurbitaceas.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Cucurbitaceae
http://fr.wikipedia.org/wiki/Cucurbita
Saudações,
António
Olá
EliminarMuito obrigada por toda a informação. Isso vai resolver muitos problemas de espaço na minha horta.
Cps
Beta
«Cucurbita é o género, as espécies são Cucurbita pepo e Cucurbita maxima (ambas do mesmo género - Cucurbita).»
ResponderEliminarCucurbita pepo é um género (para exemplificar/separa dou-lhe o "rótulo" X)
E Cucurbita maxima é outro género (para exemplificar/separar dou-lhe o "rótulo" Y)
Cucurbita pepo (X) e Cucurbita maxima (Y) não são do mesmo género mas sim da mesma família (Cucurbitácea)
Mas se quiser também podemos dizer (...) que são ambas do mesmo género (Cucurbita), mas de espécie diferentes.
Olá
EliminarPeço desculpa da insistência e peço-lhe que não leve a mal, mas gostaria que visse este link para constatar que não estou a inventar nada no que respeita à classificação das plantas.
E como os blogues são também uma fonte de conhecimento, acho importante o rigor
http://theseedsite.co.uk/class.html
Os meus cumprimentos e mais uma vez não me leve a mal, pois acho muito salutar esta troca de conhecimentos, que na prática funciona como uma conversa acerca deste tema.
Beta
Olá,
ResponderEliminarNão tem de pedir desculpas por nada; e eu não levo a mal quando me falam com fundamento!
Beta, nem você nem eu estamos a inventar "histórias".
Eu é que sou o culpado: uma parte por omissão e outra por desconhecimento.
A parte do desconhecimento refere-se à abóbora "porqueira", que provavelmente (?) pertence ao Género Cucurbita Pepo, mas eu desconheço por completo. Aliás, você é que pode "resolver este problema", pois através dos links que já deixei noutros comentários acima, você pode comparar se as folhas e mesmo o pedúnculo do fruto (abóbora) pertencem ao género cucurbita pepo.
Em cada Género há diferenças visíveis bem notórias, mesmo para o simples horticultor. Assim, quando se possui dúvidas a que género pertence tal espécie, basta socorrer-se do “pormenor” folhas e pedúnculos dos frutos.
No que se refere à parte da omissão, pois faltou dizer que nas espécies de abóboras que existem no Género Cucurbita Pepo, além de várias espécies de courgettes existem também várias espécies de Patissons (não sei o nome em português), assim como imensas espécies de abóboras de grande dimensão.
O Género Cucurbita Pepo não se restringe simplesmente às variedades de courgettes!
Cucurbita Pepo
Cucurbita Pepo - "2"
Alguns Géneros de Cucurbita
Abóbora Patisson
Espécies do Género Cucurbita Maxima
Outras espécies do Género Cucurbita Maxima
Espécies do Género da Cucurbita Moschata
Outras espécies do Género Cucurbita Moschata
Espécies do Género Cucurbita Mista
...Cucurbita Mista
Espécies do Género Cucurbita Lagenaria
Híbrido F1 Criado em Laboratório do Género Cucurbita Maxima X Cucurbita Mochata
Etc, etc.
(CONTINUA)
Os links que deixo aqui apenas ilustram parte de espécies existentes por Género – as do agrado dos autor(as) de cada site.
ResponderEliminarDesconheço se existe algum site na blogosfera com a publicação de todas as espécies existentes dos Géneros Cucurbita!
Em Portugal não há de certeza absoluta!!!
Algo que me faltou dizer sobre a hibridação das suas abóboras é o seguinte: o horticultor que queira sementes puras não se pode fiar só na sua competência/profissionalismo nem na sua precaução caseira. É preciso levar em conta os vizinhos, ou seja: você até pode só ter cultivado uma espécie por género na sua horta mas, numa distância (circunferência) mínima exigível como razoável (800m), pode haver vizinhos seus a cultivar os mesmos géneros de Cucurbitáceas (abóboras, melões, melancias, pepinos, etc) que você cultivou, mas de outras espécies por Género. Ora, basta uma ou duas abelhas pousadas numa flor macho de uma Cucurbita Pepo espécies X, vinda de um seu vizinho, vir pousar numa flor fêmea de uma Cucurbita Pepo espécie Y da sua horta, e vai daí encontra a surpresa que relata acima no seu post! Tão simples como isso.
Eu já cheguei a fazer um artigo/post no meu blogue sobre o assunto (protecção de sementes/abelhas/distâncias, etc).
Protecção de Sementes
O seu link parece-me muito interessante, infelizmente eu não falo nada inglês – só português e francês -, que apesar de ter utilizado o tradutor online, deixou muito a desejar a tradução.
Mas pelo que percebi, pareceu-me uma excelente explicação sobre a classificação das plantas.
Pena não existir em português (ou francês)! Daria um bom artigo para publicar no blogue.
Cumprimentos,
António