É tempo das podas nas árvores do pomar e ainda de semear favas e ervilhas.
Foi o que fiz antes de virem estas chuvas: um canteiro com ervilhas.
Cavar o terreno, colocar terra de decomposição das folhas e ervas e misturar, abrir regos separados entre si de 30 cm e colocar as ervilhas. De seguida tapar com cuidado.
O tom róseo das ervilhas deve-se a produtos que foram colocados para não se estragarem.
Existem variedades de trepar que necessitam de ser tutoradas e variedades anãs que não precisam de amparo. Qualquer delas tem raízes delicadas e pouco profundas, pelo que quando começam a nascer ervas no canteiro, é necessário um cuidado extremo para não as arrancar.
Mesmo que produzam pouco, o sabor é incomparavelmente melhor do que o das congeladas. Também se podem semear não para colher o fruto mas sim para usar as folhas em saladas. São muito saborosas e é mais uma fonte de nutrientes diferente das habituais.
![]() |
Semear ervilhas |
![]() |
Semear ervilhas. Canteiro com 2 regos pouco profundos onde se colocam as ervilhas |
![]() |
Semear ervilhas. Depois de colocar as ervilhas no rego, tapa-se com cuidado. |
Ainda não semeei as minhas, não sei se vou a tempo. No ano passado tive alguns pés, poucos, de 2 regos nasceram menos de 10 pés. Mas valeu a pena, realmente o sabor é muito bom. No ano anterior semeei ervilhas de quebrar, que também gostei muito.
ResponderEliminarO que noto é que as plantinhas das ervilhas são muito frágeis e que vingam poucas em relação às que se põem na terra.
Boa semana!
Obrigada :)
EliminarRealmente há muitas que não nascem. Talvez daí a necessidade de colocar as sementes muito próximas, como indicado nos pacotes de semente de ervilhas.
Boa semana!